Diversão e Arte

Kirk Douglas completa 100 anos hoje; conheça a carreira do ator

Filho de imigrantes, o ator trabalhou em 91 filmes durante 62 anos

postado em 09/12/2016 12:00
Kirk Douglas marcou época ao interpretar Spartacus, um escravo que se rebela contra a república romana
Nascido há exatamente 100 anos, em Nova York, Kirk Douglas marcou a indústrica cinematográfica se tornando um dos principais atores da era de ouro de Hollywood, nas décadas de 1950 e 1960. Protagonizando, principalmente dramas, filmes de velho oeste e de guerra, o ator participou de clássicos como Sede de viver (1956) e Spartacus (1960).

Kirk Douglas foi indicado três vezes ao Oscar de melhor ator, em 1949, 1953 e 1957, mas nunca venceu, ganhando o prêmio honorário em 1996 por "50 anos como um força moral e criativa na comunidade cinematográfica". Atualmente aposentado, Kirk comemorará o centenário ao lado da mulher Anne Buydens, com quem está casado desde 1954.
Kirk Douglas comemora os 100 anos hoje, dos quais 62 passou lado da esposa, Anne

Biografia

Antes de iniciar sua carreira cinematográfica, Kirk entrou para a Marinha norte-americana, atuando na área de comunicação do exército na Segunda Guerra Mundial. Quando voltou para o país, em 1944, começou a trabalhar com rádio e teatro até estrear o primeiro filme, O tempo não apaga, em 1946. Apenas três anos depois, ele foi indicado ao primeiro Oscar pelo filme O invencível, no qual interpretou Midge Kelly, um boxeador em busca do sucesso.

Apesar de ter participado de 24 filmes e indicado mais duas vezes ao Oscar durante os anos 50, foi em 1960 que interpretou o personagem mais marcante, Spartacus. O filme homônimo, dirigido por Stanley Kubrick, roteirizado por Dalton Trumbo e produzido por Douglas marcou época, não apenas pelo sucesso da crítica, mas por simbolizar o fim da "lista negra" de Hollywood, que impedia artistas taxados como comunistas de trabalhar no cinema.

Douglas continuou trabalhando no cinema e também na tevê, terminando a carreira em 2008 com 91 filmes no currículo. Kirk também é pai de Michael Douglas, ator reconhecido por seu papel em Instinto selvagem e Wall street: poder e cobiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação