Diversão e Arte

Pais produzem disco sobre atividades dos filhos em escola de Brasília

Marcelo Lima se juntou a outros músicos com crianças da Vivendo e lançou 'Roda de música'

Gabriela Mota*
postado em 27/12/2016 07:15

Crianças se despedem de 2016 participando de show no projeto Vivendo e aprendendo

;Os jovens são o futuro da nação;. Não é de admirar que você já tenha ouvido essa frase, ainda que não conheça o autor. As palavras ditas tantas vezes parecem ter se tornado um hino de esperança, pois é nas crianças que projetamos o nosso amanhã.

Entre as vias L2 e L3 Norte, surge o fio de esperança da capital federal. Pequenos artistas exalam criatividade e entusiasmo, em um mundo particular de sonho e fantasia, movido à música, arte, gastronomia e literatura.

A Vivendo e aprendendo é uma associação de ensino infantil sem fins lucrativos, criada em 1982 por pais e mães insatisfeitos com o ensino da época. Eles buscavam um lugar em que o ;pensar; fosse prioridade, incentivando o processo crítico e criativo dos pequeninos.

Hoje, tornou-se referência no ensino infantil, com crianças de 2 a 7 anos, em um espaço lúdico e repleto de cor. Na instituição, pais, professores e alunos são considerados associados, e, assim, têm participação assídua em trabalhos desenvolvidos pela associação.


Para cantar junto

O compositor, Marcelo Lima, foi peça chave em um dos projetos desenvolvidos na instituição: Roda de música. Marcelo é músico profissional e atualmente faz parceria com o cantor Lauro Aires, no albúm Centropia.

Marcelo conta que o projeto foi sua forma de contribuir com a associação, já que a turma de seu filho sempre foi muito musical: ;Quase todos os pais tocam algum instrumento. A coincidência de tantos músicos foi uma das grandes razões para desenvolver esse projeto;.

Roda de música é um projeto musical iniciado na sala de aula que resultou em um disco, sem financiamento cultural. Produzido por Marcelo Lima e Fernando Rodrigues, com arte gráfica de Daniela Rodrigues e patrocinado pelo produtor executivo Tomás Garcia.

;O disco foi feito em dois meses, é uma produção rápida;, conta Marcelo Lima, que completa: ;É uma forma de ajudar a associação a transformar isso em um produto cultural da escola;.

O disco foi produzido a partir das experiências vividas pelas crianças em sala de aula. As composições de Marcelo Lima, com participação de Vinícius Campos, Julia Galiza e Lauro Aires, foram escritas para os pequenos, pais e mestres da associação.

;Foi uma euforia geral, as crianças ficaram super felizes,. Então começamos a trazer as músicas para a sala de aula. Combinamos que o Marcelo iria duas vezes por semana para ensaiar com as crianças;, conta Wilma Lino, uma das pedagogas responsáveis pelo projeto.

A pedagoga comenta: ;Foi uma oportunidade de trazer a música para a sala de aula, trabalhar com o ritmo e o som. A música é um facilitador na aprendizagem infantil. Ela pode ampliar o conhecimento cognitivo da criança, além de ser um momento para ouvir e interagir com o outro;.

Passarinho e Dois trovões são canções do disco que fizeram parte da apresentação para os pais, na despedida ao ano letivo. Os discos foram vendidos a valor simbólico para custear os gastos do projeto, sem obtenção de lucro.

;Durante os ensaios, produzimos microfones para as crianças entrarem no clima do show e mostramos referências como Fred Mercury. Foi uma experiência muito rica, que fez as crianças reviverem vários assuntos que estudamos ao longo do ano;, declara Isabelle Sardinha, pedagoga da associação.

"Quase todos os pais tocam algum instrumento. Essa coincidência de tantos músicos foi uma das grandes razões para desenvolver esse projeto"
Marcelo Lima, compositor

*Estagiára sobre supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação