Diversão e Arte

Claudio Lyra mistura todos os estilos da MPB em segundo disco

Autobiografia não autorizada, segundo disco do compositor, mistura gêneros

Geovanna Gravia*
postado em 18/01/2017 07:30

Claudio Lyra, sobrinho de Carlos Lyra, lança seu segundo disco, Autobiografia não autorizada

A música popular brasileira é uma mistura de vários ritmos, letras bem elaboradas, instrumentos típicos e uma musicalidade enérgica herdada de geração em geração. Essas são algumas características do estilo musical adorado em todo o mundo. Representante da nova safra, o cantor, compositor e instrumentista Claudio Lyra dá, mais uma vez, uma demonstração do seu talento no álbum Autobiografia não autorizada. ;É um disco de música brasileira. São vários ritmos diferentes. Tem samba, rock, bossa nova, bolero com banda tocando;, adianta o cantor.

O segundo álbum da carreira, produzido em parceria com o maestro Vittor Santos, traz 12 músicas autorais. Segundo Claudio, as letras das canções revelam crônicas e pontos de vistas bem-humorados. ;O título é uma brincadeira. É uma autobiografia, porque as canções são em primeira pessoa. O disco fala de paradoxos, uma canção contradiz a outra.;

A paixão pela música veio desde cedo. ;Meus pais gostavam de música, faziam festas e saraus em casa;, lembra o cantor. Apesar de ser formado em engenharia, a vocação falou mais alto. Claudio lembra quando começou a mostrar suas composições para o tio artista ; e ícone da bossa nova ; Carlos Lyra, que gravou a canção O Barco e a Vela do sobrinho no CD Sambalanço em 2003 e no DVD Carlos Lyra 50 anos de bossa em 2005.

;Ele sempre me incentivou. Não só eu, mas a filha dele, Kay Lyra, também. Ao longo da minha trajetória, a gente foi desenvolvendo parcerias, trocando ideias, informações, indicações;, diz.

Em Autobiografia não autorizada, a faixa Passageiros é uma canção escrita e gravada com o tio. ;Eu escrevi uma letra, ele gostou e fez uma canção. Depois de um tempo, nós gravamos. É bacana porque a canção fala de parceria;, se orgulha Claudio.

Entre outras faixas estão as canções Procurando a direção, composta em parceria com Tiago Mocotó e Gabriel Lopes; a romântica Cinema brasileiro 2.0 e Esparrela do Brasil. O videoclipe da faixa ; disponível no YouTube ; traz imagens animadas e coloridas com referências à cultura brasileira, como bola de futebol, água de coco, serpentinas, confetes e várias pessoas fantasiadas, dançando em clima de carnaval. ;Em Esparrela do Brasil, eu quero mostrar um pouco da gente mesmo. Faço uma brincadeira com a falta da autocrítica brasileira que fura o sinal vermelho e, depois, reclama de quem furou o sinal seguinte, que reclama da corrupção e falsifica carteira de estudante para pagar meia no cinema;, ressalta.

O CD é todo feito para pessoas que apreciam a MPB e valorizam a cultura nacional. ;São músicas ideais para todos os momentos;, como explica o músico, desde reuniões tranquilas em casa até as agitadas festas de carnaval. Claudio acredita que pessoas que apreciam esse estilo de canção gostarão porque ;o álbum é muito detalhista na arquitetura sonora.;

*Estagiária sob a supervisão de Igor Silveira

Autobiografia não autorizada

De Claudio Lyra. Independente, 12 faixas. Preço médio: R$ 20.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação