Diversão e Arte

Cresce o número de brasilienses que escolhem pular carnaval no DF

Com o desenvolvimento da festa, muitos moradores preferem permanecer na capital durante os dias de Momo

Isabella de Andrade - Especial para o Correio, Raphael de Macedo*
postado em 22/02/2017 07:00

Brasilienses, como Sandney, optam por não viajar no feriado e ajudam a  animar o carnaval na cidade

Com a mistura de diferentes ritmos e influência das mais diversas regiões do país, o período carnavalesco cresce e ganha cada vez mais espaço entre os moradores de Brasília. Os tradicionais blocos de rua democratizam a festa e agradam a todas as tribos. Entre amigos de longa data e ruas conhecidas, muitos brasilienses optam por aproveitar os dias de festa e feriado com poucos gastos, sem sair da capital.
[SAIBAMAIS]
A estudante de serviço social Luisa Fernandes, do Riacho Fundo, lembra que a crise econômica e financeira costuma afetar a possibilidade de viagens e, neste caso, as opções gratuitas se tornam o melhor atrativo. ;As pessoas estão viajando menos e os blocos de rua têm diversas vantagens, eles não custam nada, são bem localizados e atendem a vários públicos. Estou achando a diversidade na programação incrível!”, afirma a jovem.

Vale lembrar que, para quem não gosta de curtir a folia nos bloquinhos, shows de diferentes estilos ; do rock ao sertanejo ; se espalham pela cidade durante o feriado. É essa a opção escolhida por Esthefany Nóbrega, operadora de sistemas que mora na Ceilândia Sul. Ela prefere escolher festas menores e mais tranquilas, além de casas de shows.

O ator Victor Demasi, da Asa Sul, enfatiza a energia de Brasília e o clima mais aconchegante da folia. ;As pessoas são muito acolhedoras, então mesmo que você for sozinho a um bloco, dificilmente vai chegar ao final dele assim. Sempre tem gente bem-humorada, gente que aceita a diversidade.;

Diversidade


A gerente de restaurantes Thais Lino acredita que os bloquinhos têm a cara dos moradores da cidade, sendo pequenos e diversos. Os rostos conhecidos do cotidiano são outro atrativo para quem escolhe aproveitar a folia por aqui. Para muitos foliões, essa época do ano propicia um contato maior e diversas pessoas que antes eram apenas conhecidas viram melhores amigos durante a festa. ;Acredito que os novos bloquinhos deram uma renovada no carnaval de Brasília, que estava desgastado e só atendia ao público que gosta das micaretas. Como homossexual, eu amo a diversidade e ser respeitada, e aqui eu consigo;, destaca.

A programação do pré-carnaval começou cedo, já em dezembro do ano passado. Desde então, o arquivista Sandney Costa, de Planaltina, faz questão de farrear. Para ele, a programação deste ano está muito animada. ;Eu adoro os bloquinhos de rua, de entrada gratuita e de público diversificado. Gosto muito dos mais tradicionais, como o Babydoll de Nylon e o Aparelhinho e alguns mais recentes como o Bloco do amor e o Tuthankasmona; conta.

A tradicional mistura cultural brasiliense tomou conta do carnaval e expande suas vertentes para agradar um público cada vez maior. Mais de 40 blocos desfilarão pelas ruas da cidade nos próximos dias, além dos quase vinte que já agitaram a folia de pré-carnaval. A ideia é criar uma festa que mostre cada vez mais a cara da cidade e seu potencial para receber música, ritmo e dança ao longo de todo o ano.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira.

Qual é o melhor de Brasília?

Agora não tem mais jeito: o carnaval é nosso! O brasiliense se apropriou, de vez, da festa do Momo. Toma as ruas da cidade, dança, beija, traveste-se do que bem entende. Segue o trio, cai no samba, no axé, nas marchinhas e ; quem diria ; na música eletrônica. Senhor dos festejos, nada mais justo que vista a fantasia de juiz e eleja o melhor bloco de 2017. O Correio Braziliense formará uma comissão julgadora e contará também com uma enquete popular para entregar um troféu aos quatro escolhidos. Para votar, entre no site e participe. Que vençam os mais animados!

Depoimentos


"Costumo frequentar bastante o Raparigueiros. Na última vez em que eu fui, o policiamento estava ativo e o espaço era bacana. Geralmente, é bem cheio, mas os locais que eles escolhem sempre comportam bem a quantidade de pessoas. Fevereiro já começa com basicamente tudo: blocos de pré-carnaval, ensaios das escolas de samba daqui, festas temáticas. Para quem gosta de carnaval, é impossível acompanhar a programação, que dura o mês todo, praticamente"

Pedro Henrique Fonseca,
20 anos, estudante, Taguatinga.

"Eu costumava ir todos os anos ao Galinho, Raparigueiros, Suvaco da Asa e Babydoll de Nylon. Sempre que rolava o Monobloco, eu ia também. Tem vários outros blocos mais tranquilos, como As Virgens da Asa Norte. A cada ano, eles estão ficando mais famosos"

Carolina Marques,

19 anos, estudante, Sudoeste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação