Diversão e Arte

Gravadora holandesa faz coletânea com a música experimental brasileira

O cd 'Outro tempo' resgata produção nacional no período de redemocratização

Alexandre de Paula
postado em 25/02/2017 07:00

Os Mulheres Negras, uma das bandas incluída na coletânea


Há quem diga que o Brasil não tem boa memória. E há também quem considere que, muitas vezes, é preciso um olhar de fora para dar valor à produção nacional. A coletânea Outro tempo é um exemplo que dá força aos que pensam assim. O disco produzido por uma gravadora holandesa, a Music from Memory, reúne canções eletrônicas e experimentais produzidas no Brasil entre 1978 e 1992. Muitas delas, pouquíssimo conhecidas pelos brasileiros.

Entre a seleção, há nomes mais familiares, como os paulistas d;Os Mulheres Negras, de André Abujamra e Maurício Pereira, mas também outros praticamente desconhecidos, como Luli e Lucina, Cinema, Anno Luz e Andréa Daltro. A ideia da coletânea é mostrar como, em um processo de abertura democrática, havia um grupo de músicos no país que misturava influências de vanguardas estrangeiras, elementos da cultura brasileira e experimentalismo.

O responsável por selecionar essas canções e apresentar esse recorte da música experimental nacional produzida nesse período foi o DJ holandês John Gómez. Colecionador de vinis, ele começou a se interessar pela música brasileira ao encontrar um disco de Maria Rita Stumpf, no Japão. A cantora foi incluída na coletânea.

;Já pensava em fazer uma coletânea sobre músicas que se encaixavam nesse perfil, mas isso se concretizou em conversas com Jamie Tiller,um dos donos da Music from Memory. Nós dois amávamos a gravação do Sexteto do Beco de Kiuá, música do Sergio Souto, e piramos quando descobrimos uma versão dela com programação de bateria eletrônica;, contou John em entrevista ao site Thump.

Indicações
Apesar de ter um extenso trabalho de pesquisa e de buscar relações entre os músicos do período e a produção deles, o DJ explicou que, no fim das contas, a escolha acabou precisando ser também muito pessoal. ;Na maior parte do tempo, no entanto, eu tive que confiar nos meus próprios ouvidos, já que tinha uma ideia bem clara do tipo de som que eu procurava e muitas das indicações que eu recebia não se encaixavam bem;, disse.

No ano passado, o DJ resolveu passar 15 dias no Brasil para tentar chegar a uma versão definitiva da lista. Nesse período, ouviu boa parte dos discos independentes lançados no país nos anos 1980. A seleção acabou tendo, apesar da unidade, tipos de canções bem diversas, desde músicas muito ligadas à tradição da MPB a canções com pegada claramente mais pop.

;Acho que toda a música apresentada aqui tem uma qualidade visionária. Ainda que a seleção seja diversa, os músicos estavam se comunicando entre si e procurando inspirações comuns, em selos como o ECM, art music europeia, locais como Minas Gerais, culturas musicais indígenas... Foi essa fertilização cruzada e trabalho de colaboração que moldou a lógica que amarra essas músicas;, acredita.

O cd 'Outro tempo' resgata produção nacional no período de redemocratização
Outro Tempo: Electronic and contemporary music from Brazil, 1978-1992
Coletânea. 17 faixas. Gravadora Music from memory. Disponível no SoundCloud e no YouTube.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação