Diversão e Arte

Oscar é hoje: veja tudo o que você precisa saber sobre a premiação

Na 89ª cerimônia do Oscar, La la land sai na frente, mas Moonlight não pode ser descartado. Façam suas apostas

Ricardo Daehn
postado em 26/02/2017 08:19
O musical La la land chega à festa recheado de prêmios, como o Globo de Ouro
Na história do cinema já existiram clássicos adorados pelo público, mas que esbarraram num certo mau humor da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vota os eleitos pelo Oscar. Com 10 indicações, O exorcista, por exemplo, venceu apenas dois prêmios; A cor púrpura (de Steven Spielberg), com 11 indicações, saiu da festa de mãos vazias, num caso parecido com o de Chinatown, que faturou mísera estatueta.

[SAIBAMAIS]São casos incomuns, numa trajetória de 88 anos de cerimônia, que, antes de ser nonagenária, tem mostrado uma vontade de modernização (até por pressão de público). Daí, 2017 sacramentar parte destes novos ares, com dois virtuais premiados: La la land ; Cantando estações (vencedor do Globo de Ouro, da Associação dos Produtores da América, do Bafta e mais 17 troféus de peso) e Moonlight: sob a luz do luar (premiado no Globo de Ouro e pela Sociedade Nacional dos Críticos de Los Angeles).

O primeiro, um musical (com recorde de 14 indicações), que parece embalado para presente para cinéfilos é comandado pelo vigor jovem de Damien Chazzele; e o outro, um exemplo de fita arriscada e independente, que foge das narrativas pré-fabricadas nas terras do Tio Sam, mesclando questões raciais e dados de sexualidade diversa para um empático protagonista negro. O destino das duas fitas, ao lado das outras sete selecionadas para o posto de melhor filme (e demais 23 categorias), será decidido por um corpo de jurados que chega à casa dos 6,7 mil.

Crédito

Hoje à noite, o evento no Dolby Theatre, com 3,3 mil assentos, terá Jimmy Kimmel como anfitrião de cerimônia em que desfilarão temas candentes embutidos em filmes concorrentes à categoria central como Estrelas além do tempo (com racismo e sexismo em pauta), A qualquer custo (onde desponta a bancarrota financeira e a caipirice de parte dos EUA) e Até o último homem (exemplar na construção de um mito da Segunda Guerra, capaz de reerguer o crédito do diretor Mel Gibson).

Igualmente indicado na categoria de melhor direção, no mesmo caso de Gibson, o canadense Denis Villeneuve comanda a ficção científica A chegada, outro concorrente a melhor filme. Curiosamente, em tempos de intolerância e predisposição a desentendimentos mundiais, pesa a capacidade de diálogo empregada, junto a extraterrestres, pela protagonista (vivida por Amy Adams, esquecida na categoria de melhor atriz, ao lado de Taraji P. Henson, de Estrelas além do tempo).

Com a soma de 16 indicações, o trio de filmes Manchester à beira-mar, Lion ; Uma jornada para casa e Um limite entre nós, todos concorrentes na categoria central, alinha tramas ligadas à paternidade (ou à ausência dela). Pais rigorosos, homens frustrados ou arrimos de família involuntários estão entre os retratos pinçados, nesses filmes, para o Oscar de melhor ator (na maior das disputas, que contrapõe Casey Affleck e Denzel Washington). Já Lion é daqueles dramas reais, apoiado em ambientes de culturas diversas, acirrando a faceta globalizada do Oscar, que, aliás, este ano está demarcada com a francesa Isabelle Huppert (de Elle) ameaçando o esperado Oscar de melhor atriz para Emma Stone (de La la land).


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação