Diversão e Arte

Oscar tem de tudo: críticas a Trump, gafe e musical com 6 prêmios

Estatueta de melhor filme foi anunciada erroneamente para La La Land. Mas a vitória foi de Moonlight: Sob a luz do luar

Luisa Ikemoto, Vinicius Nader
postado em 27/02/2017 02:49

Equipe de Moonlight sobe ao palco depois da confusão desfeita

Os discursos políticos eram a grande tônica da cerimônia de entrega do Oscar neste domingo (27/2), mas uma gafe sem precedentes acabou roubando a cena: o Oscar de melhor filme foi anunciado para La La Land: Cantando estações e quando a equipe já discursava, houve o comunicado de que era um erro e que a vitória era, na verdade, de Moonlight: Sob a luz do luar. O ator Warren Beatty se justificou dizendo que estava com o envelope de melhor atriz nas mãos e leu o nome de Emma Stone e, então, deduziu que o prêmio era de La La Land.


Mesmo assim La La Land: Cantando estações foi o filme que mais levou Oscars. Das 14 estatuetas a que o musical de Damien Chazelle concorria, ele levou 6: design de produção, trilha sonora original, canção original (City of stars), fotografia, direção (Damien Chazelle) e atriz (Emma Stone). Chazelle ainda passa a ser o diretor maisnovo a vencer na categoria.

Os outros filmes que levaram mais de um Oscar foram Moonlight: Sob a luz do luar (filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante, para Mahershala Ali); Manchester à beira-mar (Roteiro original e ator, para Casey Affleck); e Até o último homem (Montagem e mixagem de som).

Viola Davis finalmente levou o Oscar para casa


Vitoriosa como atriz coadjuvante por Um limite entre nós, Viola Davis se emocionou ao agradecer o prêmio. "Pessoas me perguntam o tempo todo: ;que tipo de história você quer contar?; E eu digo que temos que exumar esses corpos, de pessoas que sonharam e não conseguiram concretizar esses sonhos", disse.

Teor político


Logo de início, o apresentador da noite, o comediante Jimmy Kimmel deixou claro qual seria o tom da noite: criticar a política adotada pelo presidente Donald Trump. De maneira irônica, Kimmel agradeceu a Trump pelo racismo e sugeriu um super-herói como Doutor Estranho para compor o gabinete do político. Mais tarde, Kimmel provocou novamente: "são duas horas e não vi nenhum Twitter do Trump. Será que ele está dormindo?"

Um momento que mesclou política e emoção foi quando Kimmel lembrou que Trump considerou Meryl Streep uma atriz super-estimada depois que ela o criticou num discurso no Globo de Ouro deste ano. Kimmel pediu uma salva de palmas para a atriz 20 vezes indicada ao Oscar e Meryl foi ovacionada pelos colegas.

Não foi apenas o anfitrião Kimmel que desfilou críticas a Trump. Diretor do melhor filme estrangeiro, O apartamento, o iraniano Asghar Farhadi boicotou o Oscar, mas mandou um recado por escrito. Na mensagem, ele dizia que a ausência dele era em respeito às pessoas impedidas de entrar nos EUA.

Outro que aproveitou o momento para alfinetar Trump foi o mexicano Gael García Bernal. Antes de anunciar o Oscar de animação para Zootopia: Essa cidade é o bicho, ele disse que "como imigrante, sou contra qualquer tipo de parede que separe pessoas."

Confira os vencedores do Oscar 2017

Filme - Moonlight: Sob a luz do luar
Diretor - Damien Chazelle - La La Land: Cantando estações
Atriz - Emma Stone - La La Land: Cantando estações
Ator - Casey Affleck - Manchester à beira-mar
Ator Coadjuvante - Mahershala Ali - Moonlight: Sob a luz do luar
Atriz Coadjuvante - Viola Davis - Um limite entre nós
Roteiro Original - Kenneth Lonergan - Manchester à beira-mar
Roteiro Adaptado - Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney - Moonlight: Sob a luz do luar
Animação - Zootopia: Essa cidade é o bicho
Documentário em Curta-Metragem Os Capacetes Brancos

Documentário em Longa-Metragem - O.J.: Made in America
Filme Estrangeiro O Apartamento (Irã)
Curta-Metragem - Sing
Curta em Animação - Piper
Canção Original City of stars, de La La Land: Cantando estações
Fotografia La La Land: Cantando estações
Figurino - Animais fantásticos e onde habitam
Maquiagem e Cabelo Esquadrão suicida
Mixagem de Som Até o último homem
Edição de Som A chegada
Design de produção La La Land: Cantando estações
Efeitos Visuais Mogli: O menino lobo
Montagem Até o último homem
Trilha Sonora La La Land: Cantando estações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação