Diversão e Arte

Quer dançar? Professores e grupos fazem sucesso nas redes sociais!

A repercussão chamou a atenção de artistas que incorporaram as coreografias em shows

Adriana Izel
postado em 14/03/2017 07:10

Equipe Fit Dance

A cantora Preta Gil conseguiu, neste ano, pela primeira vez, emplacar um hit no carnaval, a música Eu quero e você quer. Entre os motivos do sucesso da faixa está a presença de uma coreografia de fácil assimilação que foi feita pelo grupo Fit Dance, que acumula mais de 3 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube. Pouco antes do carnaval, a filha de Gilberto Gil lançou um tutorial na página do Fit Dance, no qual ela, o marido, Rodrigo Godoy, e as celebridades Hugo Gloss e Gominho aprendem com os instrutores do projeto a coreografia da canção. O vídeo tem mais de 896 mil visualizações, aproximadamente 150 mil a mais do que o clipe da música lançado na página de Preta Gil.

A estratégia usada pela cantora tem sido adotada por diversos artistas e é uma forma de aproveitar a boa repercussão dos professores e grupos de dança que ensinam coreografias na internet. A cantora Solange Almeida, por exemplo, convidou o projeto Fit Dance para fazer uma participação especial em seu DVD de estreia na carreira solo, Sentimento de mulher, gravado neste ano em São Paulo. Além disso, há duas semanas, Solange lançou outra coreografia em parceria com o projeto, dessa vez, da canção Revoltada, que, no DVD, é uma parceria com Ivete Sangalo. No vídeo postado no canal do Fit Dance são mais de 654 mil visualizações.

A lista de vídeos do projeto ainda tem a presença de artistas como Luan Santana (Acordando o prédio), Katê e Claudia Leitte (Tô pro crime), Banda Vingadora (Calcanhar de prego), Léo Santana (Um tal de toma) e Harmonia do Samba (Desce com a gente), todos com milhares e milhões de visualizações no canal do YouTube. Além da versão com músicas nacionais, o Fit Dance tem dois outros canais no YouTube dedicados a sucessos internacionais e coreografias para o público infantojuvenil.

Surgimento

O projeto nasceu em 2012, na Bahia. A proposta chegou ao mercado alguns anos após um ;boom; das coreografias, que eram comuns no mundo da música brasileira nos anos 1990, principalmente, na axémusic. A proposta do Fit Dance é ser mais do que um grupo, mas um projeto de aulas de dança tanto na internet como nas academias.

O sucesso mesmo veio a partir de em 2015, por conta do mundo fitness. Isso fez com que a resistência a coreografias de músicas caísse e a boa repercussão chamou atenção do mundo artístico. Neste ano, entre janeiro e fevereiro, o Fit Dance se tornou convidado fixo do programa Casa TVZ de verão, do Multishow. Em fevereiro, o grupo esteve em Brasília para ministrar uma aula pré-carnaval e, em todo o Distrito Federal, são quase 100 instrutores ligados ao projeto dando aulas em academias da cidade.

Para o coreógrafo e professor Justin Neto, que também é outra sensação na internet, essa nova onda de coreografia é uma forma de agregar e conectar mais o público com o artista, além de garantir aos alunos bem-estar. ;Quando você dança, sente uma emoção diferente e promove uma ligação diferenciada. A música pode ser boa, mas se torna ainda melhor quando coloca a dança. Essa nova estratégia vem sendo abraçada pelas pessoas;, analisa ao Correio.

Inspiração pop

Justin Neto, mais conhecido na internet pelo Instagram @justneto, ficou famoso na web ao criar uma modalidade de dança, o Dance clip. A técnica consiste em misturar dança e atividade física com inspiração no estilo de coreografia dos videoclipes e shows de artistas do mundo pop, como Rihanna, Beyoncé e Anitta. ;Eu montei esse formato inspirado nos musicais da Broadway. Lá, fiz aulas de dança, assisti aos musicais. Comecei a testar isso com as minhas alunas. Foi assim que formei o Dance clip, que une dança, coreografias dos videoclipes e atividade física;, completa.

A modalidade começou a ser desenvolvida nas academias do Rio de Janeiro aonde Justin Neto dava aula. O sucesso do projeto aconteceu pelo ;boca a boca; até que o paraibano começou a contar com artistas famosas na sua lista de alunas, como a apresentadora Sabrina Sato, a cantora Valesca e as atrizes Grazi Massafera e Juliana Paes.

;Queria criar um formato em que as pessoas se sentissem divas e fez tanto sucesso que apareci no Encontro com Fátima Bernardes. Depois disso, a Grazi Massafera veio fazer aula comigo para aprender a coreografia de Bang, da Anitta, e muitas outras atrizes foram fazer minha aula e acabaram dando um alcance ainda maior ao meu trabalho;, analisa Neto.

Atualmente, Justin Neto ministra aulas de Dance clip em Nova York. Em maio, o paraibano estará em Brasília para algumas aulas da modalidade. ;Estou muito animado porque já é a terceira vez que vou à Brasília. É um público maravilhoso, que me recebeu bem desde a primeira vez. Quero ainda mais surpresas, conhecer mais pessoas. Estou ansioso para chegar maio e estar de novo com essa galera massa de Brasília;, garante.

Aula com Justin Neto em Brasília
Bodytech (Lago Sul e Sudoeste). De 3 a 6 de maio. Informações e inscrições pelo email netojustin1@gmail.com (falar com Bruno).

Duas perguntas/Justin Neto

Como é o seu processo para criação de coreografias?
Gosto muito de assistir aos videoclipes, até porque a aula é baseada neles. Também gosto de ver musicais, filmes de dança e apresentações de dança. Vejo essa variação e vou me inspirando para criar coisas novas. Procuro me inspirar nas pesquisas dos próprios artistas.

Como foi sua trajetória na dança?
Trabalhei um bom tempo em João Pessoa ,em academias e quando cheguei ao Rio de Janeiro, comecei praticamente do zero. Quando cheguei lá na academia, não tinha ninguém para a aula e no outro dia fui trabalhar e a academia tinha decretado falência, eu estava no olho da rua (risos). Comecei a cobrir aulas de um professor de hidroginástica, mas sempre querendo dar aula de dança. Depois, comecei a dar aulas substituindo professores. Quando fui contratado, o pessoal começou a falar bem e, em menos de dois meses, eu estava contratado em quatro academias. Depois disso, ganhei um prêmio de melhor professor da dança de uma rede de academias. No ano seguinte, ganhei um prêmio que me levou para Nova York e foi onde lancei o Dance clip.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação