Diversão e Arte

Peças construídas com mais de um milhão de Legos em exposição em Brasília

Esculturas do artista Nathan Sawaya já foram vistas por mais de 300 mil pessoas

Nahima Maciel
postado em 21/03/2017 14:43

Nathan Sawaya gosta de dizer que sua inspiração está nas ruas e nas pessoas. É de tanto olhar para o mundo que ele leva para o ateliê as ideias das 82 esculturas da exposição The art of the brick, que tem abertura marcada para 29 de março no Shopping Iguatemi. Montada no estacionamento subterrâneo, a mostra está dividida em em seis salas nas quais é possível compreender todo o processo criativo do artista. Sawaya utilizou mais de um milhão de peças para construir as obras e algumas delas já fizeram tanto sucesso que entraram para a história da cultura pop. É do artista americano, por exemplo, o torso amarelo de Legos que a cantora Lady Gaga utiliza no videoclipe G.U.Y. Sawaya fez seis exemplares do Yellow man, hoje distribuídas em exposição pelo mundo.


A escultura Ywallow man foi usada em vídeo de Lady Gaga

Na exposição em Brasília, uma sala é dedicada ao ateliê do artista, com peças que mostram as possibilidades do brinquedo e a maneira como Sawaya trabalha. Ele não utiliza computadores nem tecnologia digital para criar a peça, apenas desenhos muito simples feitos em folhas de papel ou em blocos de anotações que costuma carregar. Uma das salas é dedicada à expressão de corpos e rostos e outra à condição humana, com esculturas nas quais o americano reproduz cenas e situações do cotidiano, mas a parte mais interessante de The art of the brick está na reprodução de ícones da história da arte. Estão lá o David, de Michelangelo, a Venus de Milo, a Vitória e o Pensador, de Rodin, assim como reproduções da Monalisa (Leonardo da Vinci), de Céu estrelado (Vincent Van Gogh) e de um autorretrato de Rembrandt. Para O beijo, de Gustav Klimt, Sawaya escolheu o formato 3D para poder reproduzir uma perspectiva impossível na superfície em 2D da pintura. Fotografias famosas, como o retrato de Andy Warhol e de Pelé também ganharam a versão em Lego. Na última sala, um presente para as crianças: um Tiranossauro rex de seis metros de comprimento. Foram necessárias mais de 80 mil peças para compor a peça.

Reprodução de retrato de Andy Warhol feito em Lego

The art of the brick Exposição de esculturas feitas com Lego por Nathan Sawaya. Visitação de 29 de março a 21 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 11h às 23h. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação