Diversão e Arte

Alice Caymmi fala sobre nova fase da carreira, concentrada no pop

A neta de Dorival se apresenta na sexta-feira (24/3), na festa Mimosa, e mostra as novas referências

Adriana Izel
postado em 22/03/2017 07:30

Alice Caymmi é de uma geração que adora misturas e experiências

A relação de Alice Caymmi com a música começou cedo. De uma família de artistas, a carioca cresceu ouvindo diferentes estilos musicais, sem preconceitos. Isso se reflete em seus trabalhos, que misturam influências distintas e ainda trazem regravações consideradas incomuns, como Abandonada (Fafá de Belém), Princesa (MC Marcinho) e o mais novo single, Louca, música originalmente da cantora mexicana Thalia que chegou ao conhecimento de Alice na versão da banda pernambucana Kitara. ;Eu gosto muito de fazer isso, de pegar uma música inusitada e fazer uma versão. É uma prática minha;, conta a cantora ao Correio.

O mais recente trabalho de Alice Caymmi é o material Rainha dos raios ao vivo, de 2015. Antes, a cantora havia lançado dois álbuns, Rainha dos raios (2014) e Alice Caymmi (2012). Este ano, a cantora se prepara para divulgar mais um material, que tem como single a faixa Louca. Esse álbum apresentará Alice Caymmi com uma roupagem mais pop.

;Na verdade, eu sempre fui essa pessoa. Fui caminhando e encaminhado meu trabalho nessa direção. Foi algo natural. Ser pop é minha vibe, é quem eu sou. Quem acompanha meu trabalho sabe que já dei algumas dicas;, garante. A canção Louca corrobora essa informação ao ter recebido uma mixagem do DJ João Brasil. ;Louca é a síntese do brega. O que me conquistou foi a melodia;, completa.

Embalada pela boa repercussão de Louca, Alice Caymmi estará em Brasília, na sexta-feira, para show na festa Mimosa, no Clube Ascade, no Setor de Clubes Sul. Essa é a primeira vez da artista com um trabalho autoral na cidade. Em 2014, a cantora esteve na capital federal em um projeto em homenagem ao avô Dorival Caymmi, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

;Eu sempre queria estar em Brasília e não conseguia. Tive alguns problemas para levar os outros shows. Não pude levar, por exemplo, Rainha dos raios, então, estou bastante em falta com a cidade. Essa será uma oportunidade;, afirma. No show, Alice promete mostrar essa linha mais pop.

[VIDEO1]

Filha de peixe
Assim que começou a carreira, houve uma pressão em volta de Alice. Não era para menos, a carioca é neta de Dorival, filha de Danilo e Simone, além de sobrinha de Nana e Dori. ;Uma hora isso ajuda, outra, atrapalha (ser de uma família musical). Hoje, isso não é mais uma questão, senão a gente não abre a boca para cantar;, comenta.

Logo, Alice foi apontada como uma das artistas da nova geração da MPB, rótulo que ela dispensa. ;Eu não gosto. Nova geração da MPB dá uma impressão de que quem veio antes é a velha. Quem veio antes fez o seu trabalho e tem sua onda. Não estamos aqui para reinventar, até porque o que foi feito é uma maravilha... Estamos aqui para fazer o nosso trabalho. Eu, por exemplo, estou querendo tocar em boate. Não me faz feliz ser uma nova MPB, eu quero é ir para a pista de dança;, anuncia.

Essa outra pegada de Alice Caymmi tem estado bastante presente nos atuais trabalhos. No ano passado, ela foi convidada para gravar com a banda Blitz a canção Noku pardal, que faz parte do disco Aventuras II. Essa parceria rendeu até um show, que será feito em 16 de setembro, no Palco Sunset, do festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro, ao lado, também, do músico Davi Moraes.

;Na verdade, eu estava doida para retornar ao Rock in Rio. Uma vez indo, você nunca mais quer deixar de voltar. É uma experiência excelente, um festival maravilhoso. Eu e o Evandro (Mesquita) somos amigos. Ele é muito alto-astral. Eu sempre amei Blitz porque meu avô Dorival amava. Nós sempre ouvíamos;, lembra.



Mimosa especial com Alice Caymmi
Clube Ascade (Sces, Tc. 2, Cj. 10, Lt. 18). Em 24 de março (sexta-feira), às 23h. Festa com show de Alice Caymmi e discotecagem dos DJs Biondo e Pequi. Ingressos a R$ 40. Valor de meia-entrada, segundo lote e sujeito a alteração. Não recomendado para menores de 18 anos.



Discografia

Alice Caymmi (2012)

Com produção de Flávio Mendes, o álbum de estreia teve direção artística da cantora. Foram apresentadas 10 faixas. A maior parte delas de composição de Alice Caymmi durante a adolescência. Em homenagem ao avô, ela gravou Sargaço mar e, já mostrando uma linha pop, fez uma versão de Unravel, de Bj;rk.


Rainha dos raios (2014)
No segundo disco, a cantora resolveu apresentar regravações, cantando canções de nomes como Maysa (Meu mundo caiu), Caetano Veloso (Homem) e Gilberto Gil (Iansã). Com produção de Diogo Strausz, o material trouxe apenas duas inéditas, Antes de tudo e Meu recado. O disco projetou a cantora por ter duas faixas ; Como vês e Meu mundo caiu ; na trilha sonora da minissérie Felizes para sempre?.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação