Diversão e Arte

'Piada não é ofensa', afirma Marco Luque, que traz espetáculo para o DF

Humorista apresentará a montagem '1. 2.. 3... Testando' na cidade. Ao Correio, ele fala sobre inspiração, a vasta galeria de personagens e dos limites para o humor

Ronayre Nunes
postado em 23/03/2017 07:35

Humorista Marco Luque

O comediante Marco Luque traz personagens de sucesso aos palcos, tais como o motoqueiro folgado Jackson Five, o boa praça Mustafary, Silas Simplesmente e outros, amanhã, às 20h e as 22h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O espetáculo conta com a participação musical de Fernandinho Beat Box. Luque detecta uma série de transformações na comédia ao londo das últimas décadas.

[SAIBAMAIS]Pioneiro do movimento stand up no país, ele tem o tempo de trabalho necessário para aprender o quanto a comédia é acessível ao telespectador. Com dezenas de personagens desenvolvidos ao longo da carreira, o comediante se renova a cada novo perfil de sucesso que interpreta, seja nos palcos, no teatro e até mesmo na internet.

Marco Luque, uma galeria de personagens


Um grande sucesso do comediante é o personagem Mustafary. Amante da natureza e seguidor rastafári, o perfil se tornou viral na plataforma YouTube, depois de um encontro malsucedido com um cachorro. Além de ser um sucesso de visualização, o vídeo deixa claro o quanto Marco Luque tem um faro apurado para aproveitar situações que agradem ao público.

Ainda no contexto virtual, Luque usa a internet como um verdadeiro laboratório de diversas criações. Várias delas nascem das formas mais simples, mas de básicos elas não têm nada. Os números de Luque impressionam. Seu canal no YouTube tem quase 1 milhão de inscritos, e, com os mais de 5 milhões de curtidas no Facebook, o comediante mobiliza um verdadeiro exército do humor.

Mesmo com tanto sucesso, o ambiente on-line não é uma ambição muito forte a Marco Luque. Quando questionado sobre a possibilidade de se tornar um youtuber, o comediante foi categórico: não. ;Eu faço teatro, tevê. O youtuber é aquele que trabalha só com isso, que dedica seu tempo aos vídeos completamente. Na internet, existe uma aproximação muito grande com as pessoas;.

Engraçado

Marco Luque tem 42 anos e começou a ganhar visibilidade com a peça Terça insana. Está em atividade tempo suficiente para lidar com as mudanças que a comédia sofreu ao longo dos anos. Muitas piadas que antes não criariam tantos problemas, atualmente podem ser encaradas como uma ofensa. Com relação ao tema, Luque demonstra segurança para não sofrer grandes abalos do politicamente correto.

Ele explica que a forma de aceitar a piada vai além de sua vontade, e que o público é o juiz final do que pode ou não ser dito. ;As pessoas precisam tentar entender que a piada não é uma ofensa. Não foi feita para ofender;, explica.

Sem querer comentar a polêmica entre o comediante Rafinha Bastos e cantora Wanessa Camargo (em 2011, Bastos fez uma piada com o bebê da cantora, ato considerado por alguns como ofensivo). Luque lembra que a necessidade de trabalhar uma piada para deixá-la menos ofensiva não é algo que atrapalha. Muito pelo contrário, já é um preceito seguido: ;Eu não faço piada para ofender, nunca fiz;.

Todos os palcos
Com cadeira cativa no programa Altas horas , há quatro anos, Luque não fica preso ao mundo das gravações, e está frequentemente presente em várias formas de arte. A transição de um palco para outro não é motivo de preocupação para o comediante, que acha não existir muito preconceito para os que escolhem mais do que uma plataforma de trabalho. ;Nunca tive problemas com isso. Tem gente que consegue a transição da dramaturgia para a comédia, tem gente que não;, explica.

Tudo é inspiração
A gama de personagens que Luque cria impressiona. Muito mais do que perfis estereotipados, cada criação do comediante passa por um detalhamento da personalidade que só é possível graças a muita observação. Segundo Luque, prestar atenção no mundo ao seu redor é a principal fonte de inspiração aos personagens mais diversos: ;Às vezes, eu só observa, presto atenção no que alguém faz, no jeito que está. Em todos os lugares, isso pode acontecer;.

1. 2.. 3... Testando com Marco Luque
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Setor de Divulgação Cultural 05, Eixo Monumental). Amanhã, às 20h e às 22h30. Os valores dos ingressos são referentes à meia-entrada e variam entre R$ 30 e R$ 80. O público pode ter acesso aos ingressos por meio de venda on-line no site naoespero.com, ou na bilheteria do teatro. A classificação indicativa da apresentação é 14 anos.

1 milhão
Quantidade de espectadores inscritos no canal que Marco Luque mantém na internet

*Estagiário sob supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação