Diversão e Arte

Renato Russo recebe homenagem no Clube do Choro

Se estivesse vivo, líder da Legião Urbana faria 57 anos. Carmem Manfredini, Célia Porto, Geórgia W. Alô, Daniela Firme e Mariana Camelo cantam sucessos do roqueiro no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 27/03/2017 08:18
Renato Russo por Elas
Marina Lima, Cássia Eller, Zélia Duncan e Leila Pinheiro foram algumas das cantoras consagradas que gravaram composições de Renato Russo. Cada uma à sua maneira, colaboraram para imortalizar a obra do criador da Legião Urbana e responsável direto por fazer de Brasília a capital brasileira do rock, na década de 1980.

Embora nascido no Rio de Janeiro, foi aqui na cidade onde Renato iniciou a vitoriosa trajetória artística, no seminal Aborto Elétrico, que inspirou o surgimento de outras bandas. Com a Legião ; o mais importante grupo da história do rock nacional, lançou nove discos de estúdio e três gravados ao vivo; além de dois álbuns solo.

A lembrança de Renato continua viva no imaginário do brasiliense. Para isso, contribui a existência de locais que remetem ao ídolo, como ,por exemplo, a Praça Eduardo e Mônica, no Parque da Cidade, e, Memorial Renato Russo ,instalado na 508 Sul ; embora de forma precária. Mas o que o mantém vivo, na memória afetiva de muita gente, são suas canções ; ouvidas em disco ou cantadas em shows por inúmeros artistas.

Hoje, às 21h, no dia em que o poeta completaria 57 anos, o Espaço Cultural do Choro acolhe o Renato Russo por elas, tributo estrelado por Carmem Manfredini (irmã de Renato), Célia Porto, Geórgia W. Alô, Daniela Firme e Mariana Camelo. As cinco passeiam pelo vasto repertório com a assinatura do homenageado, em que a irreverência punk, as baladas de mensagens certeiras e as canções de protesto estão em destaque.

Entre as cantoras brasileiras, Célia Porto é, possivelmente, quem tem maior familiaridade com a obra do líder da Legião. Em 1994, no seu primeiro disco, ela gravou Boomerangue blues. Três anos depois, lançou o álbum Célia Porto canta Legião Urbana, com 14 músicas do compositor. ;Embora fosse ligada à MPB, fui apresentada à Legião pelo Rênio (Quintas), que era amigo do Renato, a quem só fui conhecer pessoalmente em 1995, no Rio de Janeiro;, lembra Célia.

Tanto o roqueiro quanto Célia eram finalistas do Prêmio Sharp de Música. ;No Theatro Municipal, nos sentamos próximos e o Rênio nos apresentou. O Renato concorria na categoria disco de língua estrangeira, com o Stone Wall celebration concert. Conversamos pouco naquele momento. Mas como havia ficado no Rio, por conta de shows agendados, voltamos a nos encontrar no apartamento dele, na Rua Nascimento Silva, em Ipanema;, recorda-se.

O encontro e a maneira como o cantor a acolheu foram determinantes para que Célia viesse a gravar o álbum em que canta a Legião. ;As gravações, por uma série de razões, duraram quase um ano; e eu e o Rênio sempre buscávamos mostrar a ele o que estávamos fazendo. Dele, recebemos a sugestão para para incluir Os anjos e Esperando por mim. Infelizmente, quando o CD foi lançado, em dezembro de 1997, o Renato já havia falecido;, conta, emocionada.

Admiração

Geórgia W. Alô tinha 15 anos quando ouviu uma música de Renato Russo pela primeira vez. ;Eu estudava no Colégio do Setor Leste, e lá, o serviço de alto-falante instalado no pátio tocou Pais e filhos. Aquilo me marcou profundamente. Depois, procurei saber mais sobre a Legião Urbana e aí aumentou minha admiração por Renato;, revela.

Quando Geórgia passou a ser vocalista da BSB Disco Club, conheceu Carmem Manfredini, que ia sempre assistir aos shows da banda criada por Gustavo Vasconcellos. ;Mas, como ela sempre foi muito reservada, demorei a saber que ela era irmã do Renato. Em agosto do ano passado, fiz no Feitiço Mineiro, o show Teorema Russo, e ela e Dona Carminha foram me ver. Voltar a cantar canções do Renato, na data do aniversário dele, vai ser emocionante;, acrescenta Geórgia.

Vocalista da banda On the Rock, Daniela Firme guarda quando ;descobriu; a Legião. ;Eu era pré-adolescente e, ao escutar Há tempos, me encantei com a melodia, mas principalmente com aquela letra incrível. A canção é uma das faixas do álbum Dois e ficou para sempre na minha memória;, ressalta.

Segundo Daniela, nos shows de sua banda há sempre espaço no repertório para músicas da Legião. ;Me impressiona a relação de afeto que o brasiliense tem com Renato Russo e com o legado dele. Em nossas apresentações, seja em casas noturnas, festas de casamento ou eventos corporativos, quando tocamos músicas da Legião, há sempre um coro a nos acompanhar;, complementa.

Ligada à música há 12 anos, Mariana Carvalho é uma representante da nova geração do rock candango. Ele já foi vocalista de bandas como Fluidos no Tempo e Satyagraha. Atualmente, em carreira solo, cita Música Urbana 2, de Renato Russo, como uma de suas preferidas. ;Me aproximei mais da obra de Renato Russo ao participar do I;l be there, musical em homenagem a Michael Jackson. Me tornei amiga de Carmem Manfredini e de Célia Porto e foram elas que me convidaram para me juntar a elas nesse tributo ao Renato;, diz.

No ano passado, Carmem e Gustavo Vasconcellos, produtores da festa Somos tão Jovens, instituíram um concurso que premiou o melhor vídeo de canções de Renato Russo. ;Eu me surpreendi ao ver o vídeo que fiz para Daniel na cova dos leões escolhido com vencedor. Fique muito feliz com o resultado;, comemora Mariana.

Renato Russo por elas
Show com Carmem Manfredini, Célia Porto, Geórgia W.Alô, Mariana Camelo, e Daniela Firme, acompanhadas por Rênio Quintas (teclados e direção musical), Alexandre Macarrão (baixo) e Pedrinho Augusto (bateria), no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação