Diversão e Arte

Estrela do musical sobre Odair José, Watusi fez carreira internacional

A cantora carioca Watusi é uma das atrações do espetáculo 'Eu vou tirar você deste lugar'

Irlam Rocha Lima
postado em 30/03/2017 07:31

Watusi foi estrela do Moulin Rouge e dividiu o palco com Gene Kelly,  Ginger Rogers
O público de cidades do Distrito Federal vem tendo o privilégio de ver em cena, no palco de teatros do Sesc, uma cantora, atriz e dançarina brasileira que, entre o fim da década de 1970 e início da de 1980, foi uma das mais aplaudidas estrelas do Moulin Rouge, lendária casa de espetáculos de Paris. Ela é um dos destaques de Eu vou tirar você deste lugar, musical que depois de ser apresentado em Taguatinga e Ceilândia, será encenado sábado e domingo, no Gama.

Descoberta pelo empresário e produtor Abrahão Medina, em programas da TV Globo, como 10 milhões por uma canção, desde cedo Maria Alice Conceição ; nome de batismo da cantora ;nascida em Niterói, mostrou que nasceu para brilhar. ;À época, participei de outras atrações televisivas como Show em Simonal e Rio Hit Parede, e fiz muitas apresentações pelo país. Contratada pela Companhia Brasiliana, deixei o Brasil em abril de 1970, e fui ao encontro de um grupo de 40 bailarinos, cantores e músicos em Hamburgo;, lembra.

[VIDEO1]

A cidade portuária alemã ; onde os Beatles iniciaram a trajetória ; foi ponto de partida para uma longa turnê da brasiliana por países da Europa, como Itália, Espanha, Irlanda, Suécia, Dinamarca e Finlândia. ;Em meus números, fazia um pout porri de canções brasileiras, com base no repertório de Carmem Miranda;, recorda-se. O espetáculo foi levado também ao Japão, à Indonésia e às Filipinas.

Depois de sair do Brasiliana, Watusi se juntou ao Copa Rio, outro grupo brasileiro que excursionava pela Europa. Paralelamente, fazia shows no Teatro Vitória, em Barcelona, na condição de grande atração da casa. Em 1976, esteve pela primeira vez no Moulin Rouge para assistir a um musical, que focalizava o Brasil num dos quadros.

;Ainda em Paris, o coreógrafo Rugero Angeletti depois de apresentação do Copa Rio, na Torre Eiffel, me convidou para fazer teste para nova montagem do Moulin Rouge. Não aceitei porque a participação era pequena. Disse para ele que só iria para o Moulin Rouge como estrela;. Após turnê pela Cotê d;Azur, com pequeno grupo de músicos e bailarinos, Watusi chamou atenção de um empresário, que enviou o currículo dela para o Moulin Rouge.

Desde que foi contratada, a cantora passou a ser tratada como estrela. E foi nessa condição que espalhou brilho pela mítica casa de espetáculo parisiense, encantando os espectadores em números solo, ou dividindo a cena com artistas de renome internacional, entre os quais os dançarinos norte-americanos Gene Kelly e Ginger Rogers, e o astro da música francesa Charles Aznavour. A aplaudi-la havia sempre gente famosa, como o músico francês Yves Montand, e os atores hollywoodianos Silvester Stallone e Rachel Welk. O sucesso foi tão grande que, pela primeira vez, o nome de uma das estrelas da companhia foi colocado na fachada do teatro ; o de Watusi, claro.

;Fiquei no Moulin Rouge entre 1978 e 1982. Saí de lá porque queria voltar para o Brasil e mostrar essa mulher sobre quem o mundo inteiro comentava. Na volta, inicialmente cumpri temporada de um ano na casa noturna Beco, em São Paulo, na região dos Jardins, com o show Simplesmente Watusi, ao lado de 14 bailarinos. Em 1998, a convite de Maurício Sherman e Paulo Max, fui contratada pelo Scalla, no Leblon, para estrelar o espetáculo Golden Rio. Grande Otelo e eu éramos os protagonistas e havia 120 pessoas em cena. O espetáculo ficou em cartaz durante cinco anos, com casa lotada diariamente;.

Cantora Watusi no Moulin Rouge em 1981Na década passada, Watusi viveu um período sabático, quando se guardou no sítio que mantém em Mendes, cidade turística do Rio de Janeiro. Em 2014, a cantora foi convidada pelo dramaturgo Sérgio Maggio para se integrar ao elenco de Eu vou tirar você deste lugar. Ela divide a cena com Sérgio Fidalgo, consagrado ator brasiliense, e os jovens e talentosos Camila Guerra, Luiz Felipe Ferreira, Gabriela Corrêa, Rodrigo Mármore e Tainá Baldez. Há participação dos músicos Guilherme Gê, André Togni e Zé Krishna.

O musical, depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro ; após estreia em Brasília ; voltou à capital, onde cumpre circuito pela rede de teatros do Sesc, com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (Secretaria de Cultura). Nos dois últimos finais de semana foi exibido no Paulo Autran, em Taguatinga, e no Newton Rossi, em Ceilândia. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h, fecha a turnê no Paulo Gracindo, no Gama.

Eu vou tirar você deste lugar

Musical com Watusi, Sérgio Fidalgo e grandxe elenco, sob a direção de Sérgio Maggio e direção musical de Luis Filipe de Lima. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h, no Teatro Paulo Gracindo (SIND QI1, Gama). Entrada franca. Não recomendado para menores de 12 anos. Informações: 3484-9103.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação