Diversão e Arte

Semana da Língua Alemã chega a Brasília

A programação conta com exibições de filmes alemães, austríacos e suíços

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 30/03/2017 06:00
Filme Stefan Zweig - Adeus, Europa retrata os últimos anos de vida do escritor austríaco, autor de Brasil, um país do futuro, que morreu em Petrópolis
Enquanto Brasília se despede da cultura francesa com a apresentação da cantora Zaz amanhã, que marca o fim da Semana da Francofonia, as atividades internacionais continuam. A capital abre as portas para a Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, que comandam a Semana da Língua Alemã, de amanhã a 8 de abril.

Para abrir a programação e ampliar a conexão do brasileiro com a língua alemã, o Cine Brasília recebe uma mostra de filmes dos países participantes. O grande destaque é a primeira exibição no país do aclamado pela crítica Stefan Zweig ; Adeus, Europa, dirigido por Maria Schrader, que foi o representante da corrida austríaca pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. ;A produção fala dos últimos seis anos da vida do escritor austríaco, que foi exilado da Europa e morou no Brasil. Ele era muito conhecido e popular, e os livros dele são os mais traduzidos de qualquer escritor austríaco;, conta Isabella Tomás, ministra-conselheira da Embaixada da Áustria.

Entre os outros filmes exibidos, estão Mahler no divã, história fictícia que acompanha a viagem do músico e compositor Gustav Mahler para se consultar com o psicanalista Sigmund Freud, após enfrentar problemas matrimoniais. ;Ele foi escolhido porque representa muito bem a vida vianense no fim do século 19 e no início do século 20;, explica Isabella. Também farão parte da mostra o longa-metragem alemão Hanami - Cereijeiras em flor, e os suíços Um sino para o pequeno Urs e Z;Alp, documentário sobre a trajetória anual que os agricultores da região fazem para os Alpes Suíços.

No dia 8 de abril, a Goethe-Zentrum Brasília sedia o Sabadão Alemão, com especialidades da gastronomia alemã, exibição do filme infantil A sala de aula voadora e o ;speak dating;. Este é inspirado no tipo de encontro conhecido como speed dating, em que as mulheres ficam sentadas em uma mesa e, a cada cinco minutos, um homem senta com ela e eles procuram ter uma conexão durante esse tempo. ;O objetivo de mostrar a grande variedade do idioma. Teremos falantes de vários dialetos do alemão - de Berlim, Hamburgo, Baviera, Suíça, Áustria etc. - sentados nas mesas, prontos para conversarem com o público brasileiro;, conta Sabine Plattner, gerente executiva do instituto. Um dos convidados é o embaixador da Alemanha, Georg Witschel.

A programação da Semana da Língua Alemã conta com uma apresentação, na Catedral Metropolitana de Brasília, da dupla de jazz alemã Spiritual Standards, formada pelo pianista Markus Burger e o saxofonista Jan Von Klewitz, que interpretam músicas barrocas com uma improvisação moderna. Também ocorre a exposição Erfinderland: O desenvolvimento científico na Alemanha, um seminário sobre tradução literária, um concerto em homenagem aos 190 anos de Beethoven e lançamento do livro A poesia hermética de Paul Celan, do escritor Flávio Kothe.

Confira a programação completa em http://semanadalinguaalema.com.br/.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação