Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional comemora 57 anos de Brasília

Concertos especiais lembrarão também a Páscoa

Maria Isabel Felix
postado em 11/04/2017 07:29

Concertos especiais lembrarão também a Páscoa

Em comemoração aos 57 anos de Brasília, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro preparou uma programação especial para o brasiliense poder desfrutar de muita música erudita. Além das tradicionais apresentações nas terças-feiras, o mês de abril contará com outras performances notáveis, como um concerto especial de Páscoa e um para as festividades do aniversário da capital.

Para celebrar a Páscoa, a orquestra tem tema e local exclusivos: a peça Messias, do mestre alemão Georg Friedrich Handel, acontecerá, nesta terça-feira (11/4), no santuário Dom Bosco (702 Sul), às 20h. Sob a regência do maestro convidado Eliseu Ferreira, os músicos estarão acompanhados pelos solistas convidados: Isabel Quintella (soprano), Brésia Soares (contralto), Rodrigo Soalheiro (tenor), Gutemberg Amaral (barítono) e pelo Coral Adventista de Brasília.

Messias, composta em 1741 por Handel, foi pensada como uma oratória que relata várias etapas da vida de Jesus Cristo até a sua crucificação. Dividida em três partes, a obra musical relata a profecia e o nascimento de Jesus, na primeira; a crucificação de Cristo, na segunda; e aborda o tema da redenção na última parte. O ponto alto da oratória ocorre quando o coral canta o aclamado Aleluia, durante a paixão de Cristo.

Dando continuidade às performances, os músicos, regidos pelo maestro titular Claudio Cohen, tocam Le tombeau du couperin, de Maurice Ravel, e Sinfonia n; 35, de Mozart. O concerto acontece dia 18, no auditório da Câmara Legislativa, às 18h30.

Em comemoração aos 57 anos de Brasília, a Orquestra Sinfônica sobe ao palco da Torre de TV no próximo dia 23. Os músicos apresentarão um panorama do repertório tradicional: música erudita, clássicos do cinema e peças populares. Em parceria com jovens participantes de projetos socioeducativos relacionados à música, os musicistas tocarão um repertório variado, entre elas, Aquarela do Brasil. ;É uma forma de incentivar o crescimento da música em Brasília e dar apoio a esses projetos que estão lutando por reconhecimento;, conta o maestro Claudio Cohen, que comanda a sinfônica.

[SAIBAMAIS]Para finalizar a programação do mês, no dia 25, ocorre um espetáculo em celebração ao centenário do tango uruguaio La cumparsita, de Gerardo Matos Rodríguez, seguido de outras performances emblemáticas do tango e da música clássica.

Ciclo Beethoven

Neste ano, em homenagem aos 190 anos da morte de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a programação, depois dos festejos de Brasília, será dedicada ao grande compositor, com concertos temáticos. ;Todo mundo tem que conhecer um pouco de Beethoven. Os concertos são nossa forma de mostrar ao público um panorama completo de sua música;, diz Cohen.

O objetivo é fazer, em média, uma apresentação por mês com obras do compositor alemão. A próxima, em maio, apresentará a Sinfonia n; 6 com participação do pianista paulista, Álvaro Siviero. ;Muita gente não conhece Beethoven, mas o público é muito interessado e comparece em peso nas performances. As salas do Cine Brasília ficam sempre lotadas, com filas na porta;, relata o maestro titular da orquestra.



PROGRAME-SE


Messias
Santuário Dom Bosco (702 Sul)
Hoje, às 20h. Peça Messias sob a regência de Eliseu Ferreira. Entrada franca.

Le Tombeau du Couperin e Sinfonia n; 35
Auditório da Câmara Legislativa (Praça Municipal Qd. 2)
Dia 18l, às 18h30. Apresentação de Le Tombeau du Couperin, de Maurice Ravel, e da Sinfonia n; 35, de Mozart. Entrada franca.

Comemoração do Aniversário de Brasília
Torre de TV (Eixo Monumental)
Dia 23, às 17h. Apresentações especiais para celebrar o aniversário de Brasília. Entrada franca.

Homenagem ao centenário do tango La Cumparsita
Cine Brasília (106/107 Sul)
Dia 25 de março, às 20h. Entrada franca.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação