Diversão e Arte

Cartazes de 'Fora Temer' e 'Golpe nunca mais' vazam em Sense8, da Netflix

Cena de beijo entre Lito e Hernando foi gravada durante Parada LGBT no Brasil e estará na segunda temporada

Luiza Maia/Diário de Pernambuco
postado em 16/04/2017 10:37
Filmagens no Brasil foram realizadas em maio, em São Paulo
Em meio à bela cena na qual o galã Lito Rodriguez, interpretado por Miguel Ángel Silvestre, revela publicamente ser gay, faz uma declaração de amor ao namorado, o professor Hernando Fuentes (Alfonso Herrera), e o beija, chamarão a atenção dos espectadores brasileiros cartazes com as frases "Fora Temer" e "Golpe nunca mais". As filmagens da sequência, presentes na segunda temporada de Sense8 e exibidas com exclusividade durante a Comic Con Experience Tour, neste sábado (15/4), foram realizadas durante a Parada LGBT de São Paulo, em maio, ou seja, em meio ao processo de impeachment responsável por afastar a ex-presidente Dilma Rousseff, encerrado em 31 de agosto de 2016.

Lito, Hernando, Daniela Velasquez (Eréndira Ibarra), Nomi (Jamie Clayton), Capheus (Aml Ameen), Wolfgang (Max Riemelt), Will (Brian J. Smith), Kala (Tina Desai), Riley (Tuppence Middleton) e Sun (Bae Doona) aparecem em cima do trio elétrico com as cores do movimento. Além de conter um registro histórico das manifestações contra o afastamento da governante, à época no segundo mandato, a série conta com a figuração de milhares de brasileiros, anônimos, presentes na maior mobilização do mundo em favor dos direitos da comunidade LGBT e contra o preconceito e a violência baseada na discriminação.

"Neste ano, eu vivi uma das mais belas experiências da minha vida e eu prometo que vou lembrar para sempre. Lana quis misturar ficção com realidade, então ela escreveu um texto maravilhoso para Lito para falar da sexualidade dele e ela disse ;você tem que dizer esse texto em São Paulo, na maior Parada LGBT do mundo;. Então viemos aqui, percebemos logo no início a paixão do público por Sense8 e ficamos muito surpresos. Eu lembro que Lana escondeu algumas câmeras na multidão e disse ;ação;. Eu estava estudando o texto e eu tinha uma estratégia: ;neste momento eu vou fazer isto;, ;neste outro eu vou fazer isto;. Mas, quando eu vi a multidão, quando eu vi aquelas milhares de pessoas, eu esqueci completamente a minha estratégia. E hoje eu vou ver a cena com vocês. Eu ainda não vi", disse ele. "A experiência foi incrível", completou, pouco antes de se sentar no chão para conferir o trecho nunca exibido em público.

[SAIBAMAIS]O clima de descontração preencheu toda a conversa com Aline Diniz, do site Omelete, um dos organizadores da CCXP. Fã do Brasil, Miguel Ángel mostrou-se à vontade e fez várias declarações ao país. "Eu sinto o Brasil como a minha casa. Obrigado pelo calor, pelo seu amor, pela sua paixão. Isso significa muito para mim", declarou ao chegar ao palco. A vinda à convenção foi possível graças a um pedido do próprio ator mexicano à Netflix, e a confirmação foi feita através de um vídeo gravado por ele no qual empunha uma pequena bandeira brasileira e dança ao som de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

O enredo de mistério em torno dos sensates, dos dilemas pessoais de cada um e da luta do cluster pela sobrevivência enquanto eles são procurados pela BPO e por Mr. Whispers é permeado por mensagens pela igualdade e liberdade sexual. A série foi criada por Lana e Lilly Wachowski, irmãs transexuais conhecidas internacionalmente desde o sucesso de Matrix (1999), feito quando ainda eram do gênero masculino, e por J. Michael Straczynski. Miguel Ángel disse que Lito, de alguma forma, o faz honrar a tia, que era lésbica, a família dele e as pessoas pela autenticidade com relação à sexualidade, embora o "sistema não facilite" para que sejam quem realmente são.

Três trechos inéditos foram mostrados ao público da CCXP Tour, em um Teatro Guararapes lotado. Centenas de fãs a postos na fila não conseguiram entrar no auditório onde ocorreu o painel da Netflix, ao qual compareceram ainda atores de Punho de Ferro - Finn Jones (Danny Rand) e Tom Pelphrey (Ward Meachum) -; 13 reasons why - Brandon Flynn (Justin), Alisha Boe (Jessica) e Christian Navarro (Tony) -; e 3% - Rodolfo Valente (Rafael Moreira) e Vaneza Oliveira (Joana Coelho). A plateia pode assistir à cena da Parada LGBT, a uma na qual os oito tentam ludibriar seguranças e aos três minutos iniciais da segunda temporada, nos quais é possível acompanhar, através da conexão de Will com outro sensate, uma enigmática sala de cirurgia comandada por Mr. Whispers. Enquanto dorme e visualiza a movimentação do local, ele ouve Angélica confessar ter culpa pelos procedimentos e é cúmplice do assassinato de um personagem, não identificado. Os novos capítulos de Sense8 serão liberados na plataforma de streaming no dia 5 de maio, às 4h (horário do Recife).

CCXP Tour

A Comic Con Experience Tour ocorre entre os dias 13 e 16 de abril, no Centro de Convenções, em Olinda. É a primeira edição da CCXP fora de São Paulo, onde já foram realizadas três edições do evento. Miguel Ángel Silvestre (Lito, de Sense8), Richard Speight Jr. (o arcanjo Gabriel, de Supernatural), Finn Jones (Loras Tyrell em Game of thrones e protagonista de Punho de Ferro), Tom Pelphrey (Punho de Ferro), Carlos Villagrán (Quico de Chaves), Kevin Sussman (Stuart de The Big Bang Theory), Claudia Wells (Jennifer Parker em De volta para o futuro), Rodolfo Valente e Vaneza Oliveira (Rafael Moreira e Joana Coelho de 3%), Diogo Vilela, o casal Taís Araújo e Lázaro Ramos, Vladmir Brichta (Bingo: O rei das manhãs), Brandon Flymn, Alisha Boe e Christian Navarro (13 reason why) e o dublador Wendell Bezerra (Bob Esponja e Goku) são alguns convidados da maratona geek.

O evento promove a presença de cerca de 200 quadrinistas, sendo mais de 185 na Artists; Alley, durante os quatro dias. Os brasileiros Mauricio de Sousa, Mike Deodato (da Marvel Comics), Ivan Reis (DC Comics), Fábio Moon e Gabriel Bá (Dois irmãos), Adriana Melo (Doctor Who), Bianca Pinheiro (Bear) e Rafael Albuquerque (Vampiro americano) estão entre os nomes anunciados. Paul Pope (Batman: Ano 100), José Luiz García-López (responsável pelo primeiro Guia de estilo da DC Comics), Bill Sienkiewicz (Elektra assassina), Jock (Batman: Black mirror) e Glen Fabry (Preacher e Hellblazer) são alguns quadrinistas internacionais confirmados. Painéis com conteúdos exclusivos da Warner, Disney, Fox e outros estúdios também estão na programação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação