Diversão e Arte

Youtuber: internet se torna plataforma profissional para jovens

Canais no YouTube servem para arrecadar dinheiro, porém é preciso dedicação para alcançar o sucesso

Maria Isabel Felix *
postado em 17/04/2017 07:30
Pedro Rezende criou uma rotina de produção para não enfraquecer o canal
Do anonimato à fama. O YouTube transformou a vida de muitas pessoas que dedicaram uma parte do seu tempo a produzir vídeos para a plataforma da web. O que muitos veem como entretenimento virou uma profissão séria para outros. E quem investe tempo no ofício ganha até uma nomeação própria: youtuber.

Parece fácil produzir vídeos e postar na internet, contudo os que chegam ao estrelato contam que é preciso muita dedicação e criatividade. Mas o resultado compensa o esforço; além do reconhecimento, os vloggers ; quem faz videoblogs ; também lucram com as publicações (e muito).

O dinheiro surge por meio da plataforma AdSense, que funciona como um aluguel do canal do YouTube para divulgar anúncios. Cada vez que o internauta assiste ou clica em uma propaganda, parte do dinheiro do anunciante vai para o dono da página. Entretanto, recentemente o Google anunciou novas diretrizes para a monetização de vídeos e apenas perfis com mais de 10 mil inscritos poderão faturar.

A verdade é que investir na profissão youtuber é escavar uma mina de ouro. Para um empreendedor digital alcançar lucro, deve partir de três fundamentos básicos: conteúdo, divulgação e assinantes.

Alguns canais rendem tanta visualização e lucro que a maioria desses youtubers utiliza apenas os vídeos como fonte de renda. Porém, para viver disso, é necessário muito empenho. Pedro Rezende, criador do RezendeEvil, garante que batalhou muito para criar conteúdo de qualidade: ;Às vezes, trabalho mais de 15 horas e já cheguei a postar seis vezes por dia, tudo para conseguir manter o canal atualizado;.

RezendeEvil se destacou na web com postagens sobre jogos. ;A ideia surgiu quando eu estava em uma fase difícil em um jogo e não conseguia passar. Busquei ajuda na internet e vi um vídeo ensinando como passar desta fase;, conta ainda Pedro.

Com tanto dinheiro em jogo, os vloggers por profissão sentiram a necessidade de investir em equipamentos para aprimorar a qualidade do material, além de procurar temas em alta para gravar os vídeos. Vale lembrar que muitos youtubers se tornaram grandes influenciadores digitais, portanto devem planejar com cuidado o que será veiculado.

Marco Túlio criou o canal Authentic Games depois de assistir vídeos sobre games

;Todos os dias temos de criar a melhor experiência para o nosso público. Fico antenado a tudo que acontece à minha volta, no noticiário ou na web. Acompanho de perto os comentários e sugestões dos meus inscritos, por meio deles norteamos o que criaremos e traremos de novidade;, relata o jovem Marco Túlio, dono do AuthenticGames, que define a profissão como ;desafiadora;.

Whindersson Nunes, criador do canal com o maior número de inscritos do Brasil, se tornou um grande fenômeno da internet. O jeito alegre e divertido de conduzir os vídeos caiu no gosto do povo e o fez se tornar uma celebridade da web. Para o comediante, a fórmula do seu sucesso é simples: ;dedicação, respeito e carinho;.

Em número de views, o Kondzilla supera todos os outros canais. Com uma marca surpreendente de mais de 5,6 bilhões de views, o diretor Konrad Dantas se tornou reconhecido com a produção de clipes de funk. Em média, o Kondzilla produz 6 vídeos por semana e os fãs esperam ansiosos, pois em um dia os acessos chegam a 1 milhão.

Faturamento dos youtubers brasileiros


1 ; Whindersson Nunes 18.803.053 de 19,2 a 306,8 mil dólares

2 ; Porta dos Fundos 13.118.542 de 12,4 a 198 mil dólares

3 ; Kondzilla 12.556.920 de 178,2 mil a 2,9 milhões de dólares

4 ; CanalCanalha 12.406.928 de 7,2 a 115,6 mil dólares

5 ; RezendeEvil 11.251.651 de 33,6 a 537,5 mil dólares

6 ; 5incominutos 10.343.642 de 2,4 a 38,6 mil dólares

7 ; Felipe Neto 9.967.659 de 24,1 a 386,2 mil dólares

8 ; AuthenticGames 9.239.586 de 26,9 a 430,7 mil dólares

9 ; Galo Frito 8.996.795 de 6,3 a 100,1 mil dólares

10 ; Parafernalha 9.000.709 de 9,6 a 154,2 mil dólares

*Estagiária sob supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação