Diversão e Arte

Funai celebra a cultura indígena em homenagem ao Dia do Índio

Dança, artesanato e cinema serão apresentados no Memorial dos Povos Indígenas

postado em 18/04/2017 17:50
A mostra celebra também os 50 anos da Fundação Nacional do Índio
Celebrado anualmente em 19 de abril, no Brasil, o Dia do Índio é uma importante data para reforçar a identidade e a cultura dos povos indígenas. E como homenagem, a Fundação Nacional do Índio (Funai), lançou na última segunda-feira (17/4), em Brasília, a 1; Mostra Cultural dos Povos Indígenas.
"É uma iniciativa para promover a cultura indígena", assim classifica Antônio Costa, presidente da Funai. E afirma: "É preciso manter viva a chama dos povos indígenas, no ano em que a Funai inicia a campanha de combate ao preconceito".
Até 23 de abril, o evento tem o compromisso de divulgar a cultura indígena por meio de apresentações de dança, artesanato, cinema e contação de histórias.
A mostra conta ainda com palestras, sempre às 15h. Amanhã, o público poderá conferir a oficina de contação de histórias com a poeta indígena Márcia Kambeba. E na tarde de 20 de abril, Maial Paiakan Kayapó será responsável pelo debate com mulheres indigenas.
Em meio as celebrações, o evento lembra os 20 anos da morte de Galdino, índio Pataxó queimado vivo em 1997, enquanto dormia em um ponto de ônibus. "A luta do Galdino permanece viva. Ele foi um guerreiro e exemplo de liderança indígena que foi altamente violentado por causa do preconceito. Vamos continuar preservando a sua luta", conta Antônio Costa.
A mostra homenageia ainda o casal Darcy e Berta Ribeiro, idealizadores do Memorial dos Povos Indígenas.
Cinquenta anos de história

Amanhã, às 9h, haverá sessão solene em homenagem ao Dia do Índio e aos 50 anos da Funai, uma das principais instituições brasileiras, dedicada a defender a cultura e os direitos dos povos indígenas do país. A sessão ocorre na Câmara dos deputados (Plenário Ulysses Guimarães) e é necessário, documento com foto para o credenciamento. O evento é gratuito.

SERVIÇO

Homenagem aos 50 anos da Funai
Amanhã, às 9h, na Câmara dos deputados (Praça dos três poderes).
Mostra de cultura dos povos indígenas
19 e 20 de abril, às 15h, no Memorial dos Povos Indígenas (Zona cívica).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação