Diversão e Arte

Jerry Adriani será enterrado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro

Dono de uma das vozes mais populares do país desde a década de 1960, músico enfrentou uma batalha contra o câncer

Alexandre de Paula, Rebeca Oliveira
postado em 24/04/2017 07:48
Jerry Adriani enfrentava uma batalha contra um câncer, descoberto no início do mês. Desde então, o artista estava internado no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro
Familiares, amigos e fãs se despedem nesta segunda-feira (24/4) do cantor Jerry Adriani, que morreu neste domingo, no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca. O velório ocorre nesta manhã, no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O enterro acontece à tarde.

Uma das grandes e mais populares vozes da música brasileira, o cantor Jerry Adriani morreu na tarde desse domingo (23/4), aos 70 anos. Ele enfrentava uma batalha contra um câncer, descoberto no início do mês. Desde então, o artista estava internado no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. Em março deste ano, o cantor já havia sido hospitalizado por causa de uma trombose venosa profunda na perna direita. Pouco tempo depois, Jerry chegou a cancelar um show.

No dia 10 deste mês, o empresário do cantor, Carlos Rosset, comentou as razões que ocasionaram a última internação. ;Ele não conseguiu se alimentar direito em casa (depois das primeiras internações) e por isso perdeu muito peso. Está magro demais e abatido com a situação;, esclareceu. Os fãs, preocupados, chegaram a comentar, nas redes, que estavam assustados com a condição de Jerry.

Ele chegou a receber visitas de companheiros da Jovem Guarda na Semana Santa e apresentou uma leve melhora. O cantor Erasmo Carlos foi um dos colegas a apoiá-lo. Roberto Carlos, em ligação telefônica, também conversou com o artista. Amigo de longa data do cantor, José Roberto de Sá afirmou, em rede social, que o humor do cantor mudou significativamente depois das demonstrações de afeto. ;Fui recebido pela querida Célia Passos, a namorada de Jerry, e pelo Jerry sentado numa cadeira e com um sorriso nos lábios. Ele me pediu que eu transmitisse o agradecimento e que eu mandasse muitos beijos a todos;, escreveu José Roberto.

[SAIBAMAIS]Paulistano do Brás, Jair Alves de Souza tornou-se conhecido nacionalmente com o nome de Jerry Adriani. Ele foi um dos ícones da Jovem Guarda, movimento da década de 1960 que consagrou nomes como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos e Ronnie Von. Tinha influências da música pop. No entanto, a veia roqueira sempre falou mais alto, e o artista sempre foi apontado como o mais ;rebelde; da turma, dadas as influências do gênero.

Bonito e com potente voz, Jerry explorou a imagem. Entre 1967 e 1968, a relação com a televisão se tornou mais próxima. Com topete alto e enorme potencial para galã, entrou para a TV Tupi, emissora em que apresentou o programa A grande parada.

Ainda na década de 1960, Jerry chegou também às telas do cinema em virtude do grande sucesso. Em filmes como Essa gatinha é minha, Jerry, a grande parada e Jerry, a busca do tesouro, ele desempenhou a função de ator e cantor. Sem nunca deixar a carreira artística, o cantor estourou novamente ao final da década de 1990, quando voltou a cantar em italiano. Naquele ano, lançou o disco Forza sempre, com músicas da banda brasiliense Legião Urbana em versões para o idioma. A semelhança entre a voz de Jerry e de Renato Russo foi muito comentada depois do sucesso do grupo.

Em 2014, Jerry completou 50 anos de carreira. Para comemorar a data, ele lançou um show em que cantava os grandes sucessos da trajetória musical. Em 2015, ele foi um dos convidados pelo CCBB de Brasília para uma série de homenagens à Jovem Guarda.

Jerry Adriani foi o responsável por trazer Raul Seixas da Bahia para o Rio de Janeiro. Os dois se tornaram amigos em Salvador. O grupo Raulzito e os Panteras foi a banda de apoio de Jerry durante três anos. Nesse período (entre 1969 e 1971), Raul Seixas também foi produtor de Jerry. A parceria durou até o início da carreira solo do baiano. De Raul, Jerry Adriani gravou canções como Tudo que é bom dura pouco, Tarde demais e Doce, doce amor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação