Diversão e Arte

Premiado escritor Ronaldo Correia de Brito lança websérie sobre literatura

Vídeos são publicados semanalmente, na página do autor no Facebook

Alef Pontes
postado em 24/04/2017 09:23
Escritor cria uma ponte entre o dramaturgo russo Anton Tchekhov e a obra do sergipano Antônio Carlos Viana em primeiro vídeo da série

A inquietação de um autor renomado em se reinventar e alçar novos públicos e horizontes, adequando-se às linguagens e necessidades próprias de quem consome conteúdo rápido no vasto campo das redes sociais. Esse é o gênesis da websérie semanal Entre livros, lançada e protagonizada pelo escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito neste mês. Com dois episódios já publicados e um terceiro que vai ao ar hoje, às 11h, na página dele no Facebook, a produção apresenta o cearense radicado no Recife à frente de comentários e reflexões sobre obras e autores através das mais diversas referências.

;Eu sempre escrevo sobre muitos temas, mas principalmente sobre livros, e eu percebi que, embora os conteúdos me parecessem bons ou razoáveis, o alcance desses conteúdos, por ser composto de textos longos ou uma linguagem mais tradicional, não estava chegando aonde eu gostaria;, analisa o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura por Galileia, em 2009.

Entre livros, define o autor, é uma série de vídeos muitos curtos sobre literatura de um modo geral. São contemplados autores clássicos e contemporâneos, com o objetivo de instigar as pessoas a lerem e descobrirem escritores brasileiros. O fio da meada é rápido e conciso. Os vídeos são pequenas e dosadas pílulas semanais literárias. ;Um átimo!”, descreve Ronaldo, que, além de escritor, é médico. ;A ideia é que seja o mais natural possível. É uma coisa de memória e tem muito de narrativa oral;, comenta, sobre as gravações.

Apesar de já ter recebido propostas de editoras para produzir vídeos em que realiza leituras de obras, inspiradas nas conferências realizadas por ele, a ideia só começou a ganhar forma a partir de uma conversa com o músico e produtor Carlos Filho, da Bandavoou, com quem realizou alguns trabalhos. ;Um dia, em casa, ele estava conversando sobre a presença dele na internet e me questionou sobre o alcance que ele tinha na rede. Nossa relação nunca teve muitos arrodeios, e eu respondi que não correspondia com a presença dele fora dela;, lembra Carlos, que assina a produção, direção e edição dos vídeos.

Entre livros pretende ampliar o alcance da produção de Ronaldo, já reconhecido nacional e internacionalmente. No momento inicial, a proposta é apresentar o escritor em seu habitat natural e proporcionar ao público a oportunidade de acompanhar uma conversa descontraída com o escritor. ;Se você sentar para tomar um café com ele, em apenas três minutos ele consegue lhe passar um conteúdo gigante, fazendo links com muitas coisas diferentes, como pintura, autores e músicos para construir um argumento;, defende o diretor. Além dos dois vídeos já disponíveis, outros dois estão na ponta da agulha para serem divulgados. Inicialmente, Entre livros não tem limite de episódios.

%2b No ar

Anton Tchekhov - A expectativa é desenvolvida, em cena, através de paralelos entre a literatura do contista e dramaturgo russo Anton Tchekhov e a obra do sergipano Antônio Carlos Viana, morto no ano passado, aos 72 anos, no primeiro episódio da websérie. ;Eu amo particularmente um contista russo chamado Anton Tchekhov, que está sempre junto de mim;, declara Ronaldo, sobre o escritor e médico. Thomas Mann, Liev Tolstoi e Johann von Goethe são autores citados no vídeo. Assista:

[VIDEO1]
Quantos poetas existem? - Ronaldo parte para uma questão lítero-política. Com base em relato que contabiliza a existência de 2,3 mil poetas durante a Dinastia Tang (618-907) na China Antiga, o escritor reflete sobre em qual reinado vivemos. ;O nosso governo é um governo que propicia a poesia?;, provoca. Para construir sua argumentação, os caminhos e referências são os mais diversos, até mesmo uma entrevista com Mick Jagger, dos Rolling Stones, realizada pelo tropicalista Caetano Veloso. Assista:
[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação