Diversão e Arte

Artistas adotam Brasília como lugar favorito para apresentações

Com público forte na capital, cantores de outros estados escolhem a cidade como lugar cativo para shows e gravações de DVDs

Adriana Izel
postado em 25/04/2017 07:11

A dupla Matheus & Kauan gravou dois DVDs da carreira em Brasília

Durval Lelys, Karol Conka, Saulo, Matheus & Kauan, Jorge & Mateus e Wesley Safadão. Todos esses artistas têm em comum o fato de serem figurinhas carimbadas na programação cultural de Brasília. Apesar de nenhum deles ser natural da capital, eles até poderiam ser considerados brasilienses pela quantidade de vezes em que escolhem a cidade como destino durante seus trabalhos.

Destes, os irmãos Matheus & Kauan são aqueles que quase poderiam ser brasilienses, se não fosse uma distância de 296km da cidade natal deles, Itapuranga, em Goiás. ;Brasília é pertinho de Goiás. Acho que realmente a capital nos abraçou de uma forma que não imaginávamos. O sucesso em Brasília foi o início da nossa aparição para o Brasil todo;, comenta Kauan.

A dupla gostou tanto da capital que escolheu Brasília como cenário de dois DVDs da carreira, Face a face (2015) e Na Praia (2016). O primeiro foi gravado na extinta boate Villa Mix, na Vila Planalto, e o segundo no projeto Na Praia, localizado às margens do Lago Paranoá. ;O pessoal de Brasília é um público muito fiel. A gente pode perceber porque todos os nossos shows são lotados na capital;, comenta Matheus.

Os cantores, inclusive, pensam na possibilidade de gravar mais um material em Brasília em comemoração aos 10 anos de carreira, daqui há três anos. Neste ano, a dupla esteve no projeto Carnaval no Parque e retornará para o projeto Na Praia previsto para ter início em 30 de junho. ;Vamos estar novamente no Na Praia este ano. O pessoal vai enjoar da gente;, diz entre risos Matheus.

Residência do sertanejo

Outra dupla do sertanejo que tem Brasília como destino certo é Jorge & Mateus, que são naturais da cidade de Itumbiara (GO), que fica a 409km de distância da capital. Os cantores gravaram o material comemorativo de 10 anos de carreira no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para um público de 80 mil pessoas ; número maior do que durante o show do Beatle, Paul McCartney em 2014 que reuniu 46 mil pessoas. Exatamente um ano após a gravação, os cantores voltaram à capital com show especial de 11 anos de trajetória. ;É incrível ver e sentir o carinho desse público que sempre nos recebe com tanta energia. É realmente algo muito especial;, comenta Jorge.

A dupla também já tem data de retorno. Jorge & Mateus são uma das atrações da nova edição do Villa Mix Festival, em 6 de maio, no estacionamento do Mané Garrincha. Outro artista confirmado no evento que tem uma relação estreita com Brasília é o cearense Wesley Safadão. Assim que se lançou no mercado sob o nome de Safadão, começou a fazer shows lotados em Brasília, até que decidiu gravar o primeiro DVD dessa fase na cidade em 2015, o álbum Ao vivo em Brasília, disco que o projetou para o restante do país.

;Até eu fiquei surpreso com a multidão e sobre como os brasilienses estavam adorando o show. Fiquei com aquelas imagens na memória, da galera cantando e dançando tudo. Daí nossos empresários tiveram a ideia (de gravar o DVD em Brasília) e eu topei na hora. Eu pensei que não poderia perder esse momento, porque essa galera gosta mesmo do Safadão;, lembra.

Durval Lelys ganhou em 2011 o título de Cidadão Honorário de Brasília

Também é do axé
Alguns anos antes do sertanejo dominar a capital federal, axé music teve seu espaço, principalmente, com a presença da Micarecandanga, evento que reunia os grandes nomes da música baiana. Essa relação do público brasiliense com a capital aproximou artistas do gênero, como o cantor Durval Lelys. Teve ano em que o ex-vocalista da Asa de Águia esteve na capital mais de 10 vezes e também foi em Brasília que Durval conheceu a atual mulher.

Essa proximidade com a cidade fez até com que Durval ganhasse em 2011 o título de Cidadão Honorário de Brasília. Na época, ele disse que se apaixonou pela cidade logo no primeiro show que fez e ainda lembrou que, por ser arquiteto formado, esteve na capital federal em outras oportunidades para congressos da área. Assim como a dupla Matheus & Kauan, Durval gravou um DVD no projeto Na Praia. Intitulado Na Praia ao vivo em Brasília, o material foi captado em uma das apresentações do artista no evento e lançado no ano passado.

Outro artista da axé music que tem uma relação próxima com Brasília é Saulo Fernandes, ex-vocalista da Banda Eva. Neste ano, o cantor deixou de se apresentar um dia no carnaval de Salvador para estrear no projeto Carnaval no Parque em Brasília. ;Rola um lance lindo e de cumplicidade com as pessoas queridas de Brasília;, afirmou o baiano.

[FOTO3]

Ela também está na fila
Neste ano, a rapper Karol Conka esteve apenas uma vez em Brasília. No entanto, no ano passado, a curitibana acumulou apresentações na cidade: em outubro e em abril, esteve na boate Victoria Haus; em agosto, na festa MiAme, em julho, na balada Melanina; e em abril, no Cerrado Mix Festival. Em entrevista ao Correio, ela afirmou que tem ;um carinho muito grande por Brasília;. ;Sempre fui muito bem recebida e é um dos lugares que me inspira artisticamente;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação