Diversão e Arte

Cantores da cidade investem em inusitadas estratégias para ganhar o público

Vale divulgação on-line, fazer shows antes de lançar discos e transmissões ao vivo na internet

Beatriz Queiroz*
postado em 25/04/2017 07:08

Ana & Ju escolheram conquistar o público pela performance nos shows

Que Brasília não é lugar de um ritmo só e que as influências goianas são fortes na cidade já é de conhecimento geral. Mas todos os dias novos nomes aparecem para enfrentar um mercado saturado e tentar conquistar o sonho de trabalhar e viver de música. Para alcançar os objetivos, cantores apostam em diferentes estratégias para cativar o público e ocupar espaço no cenário sertanejo.

A aposta de Zé Felipe & Miguel foi investir em algo que faz parte da rotina diária de quem vive nos centros urbanos, a internet. Lançada oficialmente em fevereiro, a dupla fez poucos shows e divulgou on-line o primeiro CD, Na garagem. Com sete músicas inéditas, e compostas pelos dois, eles misturam o sertanejo ao pop e ao reggae seguindo uma tendência em alta com uma proposta intimista.

;Nós resolvemos apostar em um novo produto, porque a profundidade que o on-line chega é bem maior que as mídias físicas. Para ter a alta performance que a gente queria, optamos por um meio mais barato que atinja nosso público;, explica Miguel.

[VIDEO1]

As canções estão disponíveis no Spotify desde 24 de março e a dupla tem uma média de mais de 50 mil ouvintes mensais. E se você acha que o sucesso maior é aqui, precisa saber que a dupla atravessou a fronteira e conquistou público em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, lugares onde é mais ouvida no streaming.

A preferência entre uma música e outra varia de acordo com as plataformas utilizadas, então eles apostam em todas. Enquanto no Spotify as letras mais ouvidas são Dois Sóis e Jantar, no Youtube, em que são divulgados os clipes que fazem parte do DVD Na garagem, o maior sucesso é Só eu não sabia.

O sucesso foi além das expectativas da dupla e estimulou novos projetos. Zé Felipe adianta que ;o momento é melhor que o esperado e o próximo CD já está em andamento. Serão 13 músicas inéditas falando sobre amor e traição com letras leves e uma melodia forte;. A ideia da dupla é aparecer com um repertório mais maduro.

Primeiro, os palcos

Na estrada há pouco mais de três meses, Ana & Ju resolveram trilhar um caminho diferente de Zé Felipe & Miguel. ;Nós escolhemos fazer com que as pessoas nos conhecessem pelo nosso trabalho no palco, por isso lançamos a dupla num show e depois começamos a investir mais no on-line;, relata Ana.

Para enriquecer o repertório, Ana & Ju querem investir em canções inéditas e composições próprias. O primeiro lançamento é a canção O jogo virou, composta por Day, da dupla Day & Lara. A música deve fazer parte do primeiro CD e DVD delas, previsto para sair ainda esse ano.

Outros sertanejos que também optaram por cativar o público com os shows são os cantores Danilo & Daniel. Depois de se arriscarem com carreiras solo, os dois se uniram e já são presentes na cidade. ;Fazemos uma média de 16 a 18 shows por mês em Brasília e sempre estamos nas principais casas de show;, conta Daniel.

Mi casa, su casa!

[SAIBAMAIS]Mesmo que prefiram os palcos, Ana & Ju reconhecem que a internet é uma aposta certa e já estão com um novo projeto para aproximar o público. Com estreia prevista para esse semestre, as duas farão um programa no YouTube chamado Na varanda com Ana & Ju.

;Na minha casa tem uma varanda e sempre fazemos reuniões, então resolvemos transformar isso em um programa. Vamos receber convidados para beber, cantar e conversar e tudo vai ser transmitido ao vivo para que as pessoas curtam junto com a gente;, adianta Ana.

* Estagiária sob supervisão e Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação