Diversão e Arte

Dança + paisagem urbana: conheça o festival MarcoZero, que começa hoje

Constituída por 34 intervenções e uma mostra de videodança, quarta edição do MarcoZero - Festival Internacional de Dança em Paisagem Urbana vai de hoje a domingo

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 26/04/2017 06:01

Festival de dança MarcoZero

Com 57 anos desde a sua inauguração, Brasília continua sendo constantemente lembrada e elogiada pela arquitetura tão singular que abriga. Por reconhecer cada traço e espaço da capital como uma possibilidade de desafio para o movimento dos corpos, será realizada de hoje a domingo a quarta edição do MarcoZero ; Festival Internacional de Dança em Paisagem Urbana, constituída por 34 intervenções e uma mostra de videodança.

O diálogo entre a arte e a rua é visto como um grande diferencial para os artistas. ;Aproximá-las é uma forma de redescobrir a sensibilidade das cidades. É o modo pelo qual redescobrimos as ruas, as praças e os espaços são carregados com histórias que não tinham antes. A arte redimensiona o mundo;, afirma o uruguaio Martín Inthamoussú, que realiza a performance Así sucedía con todo.

[VIDEO1]
A dançarina Mariana Pimentel vislumbra, ainda, uma importância política. Segundo ela, ocupar o espaço público com arte é um ato de profunda resistência e militância. ;O festival possibilita que os artistas manifestem dignamente suas questões artísticas e preocupações com a cidade, que o corpo se envolva com o urbano e dialogue com quem está vivendo no local;, comenta.
[SAIBAMAIS]
E a relação entre dança e arquitetura não é a única temática do festival. ;A gente fez uma programação voltada para questões que a cidade tem suscitado, como a LGBT, a infância livre ; que é tema de uma intervenção que vai acontecer nos pilotis da 104 Sul ; e pichações. Estamos ilustrando essas questões e problemáticas por meio do movimento e da dança;, conta a idealizadora e curadora Marcelle Lago.

Entre as performances da programação, está a Take a picture with a brazilian woman for 0,71 cents, de Mariana Pimentel, criada durante a Copa do Mundo de 2014, que passa pelas feiras da Torre e do Guará. ;Ela questiona os clichês do Brasil sob a ótica do estrangeiro. É uma ironia entre a ficção e a realidade, porque é uma mulher brasileira vestida com roupas do imaginário típico, que convida os transeuntes a tirarem uma foto com ela por um valor de 71 centavos;.

A conexão do artista com o público e/ou espaço também pode ser acompanhada na performance Conectando com o mover do outro, no parque Olhos D;água. ;É uma coreografia espontânea, a partir da percepção dos códigos corporais das alteridades à nossa volta. Gestos, posturas e movimentações são compilados como dança e ocupação do espaço;, explica a dançarina Luisa Günther. As diversas intervenções podem ser acompanhadas em locais como a Rodoviária do Plano Piloto, a Praça do Relógio e o Congresso Nacional.

* Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

MarcoZero ; festival Internacional de Dança em Paisagem Urbana

Até 30 de abril. Evento com 34 intervenções e uma mostra de videodança, que acontecem em diversos espaços públicos da capital. Confira a programação completa neste link. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação