Diversão e Arte

Fotógrafo Luis Humberto conversa com o público hoje na Banca da Conceição

Luis Humberto participa da semana de comemorações do aniversário de Brasília

Nahima Maciel
postado em 26/04/2017 10:50

Luis Humberto registrou Brasília desde os anos 1960

O fotógrafo Luis Humberto passou boa parte da vida registrando Brasília. Foi da arquitetura à paisagem natural do cerrado, dos hábitos cotidianos dos brasilienses à intimidade dos que vivem na cidade. É sobre essa trajetória que ele conversa com o público nesta quarta (26/04), às 17h, na Banca da Conceição. Instalada na Praça Lucio Costa do Conjunto Nacional como parte das comemorações dos 57 anos da cidade, a banca recebeu, na última semana, autores, artistas e músicos para lançamentos de livros e encontros com o público.

O evento desta quarta encerra a semana de comemorações. Além do encontro com Luis Humberto, haverá também, às 19h, show da banda Cantigas Boleráveis.

Formado em arquitetura, Luis Humberto veio para Basília em 1962 para trabalhar ao lado de Alcides da Rocha Miranda na construção da Universidade de Brasília (UnB). Na mesma década, trocou a arquitetura pela fotografia e passou a se dedicar ao registro do cotidiano do poder em publicações como Veja e Isto é. O fotógrafo, no entanto, não se limitava aos palácios. Brasília, sua arquitetura e seus modos de vida sempre estiveram na mira da lente de Luis Humberto. Dos ensaios íntimos realizados dentro de casa aos espaços monumentais nos quais o homem parece se apequenar, ele produziu uma enorme quantidade de registros que testemunham o desenvolvimento da capital ao longo dos anos. Parte desses trabalhos estão em livros como Do lado de fora da minha janela, do lado de dentro da minha porta (2010), Fotografia: universos e arrabaldes (1983) e Brasília, sonho do Império, capital da República (1981).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação