Diversão e Arte

Giz é a alma do trabalho de artistas plásticos

Em um mundo onde (quase) tudo é digital, o handlettering é como um suspiro nostálgico

Rebeca Oliveira
postado em 29/04/2017 07:30

Em um mundo onde (quase) tudo é digital, o handlettering é como um suspiro nostálgicoUma moda antiga ganhou as paredes de Brasília nos últimos anos. E não se trata da arte urbana. Cresce na capital o uso de painéis usando a técnica de handlettering, ou caligrafia feita à mão. Feitas sob lousas de quadro-negro ou paredes com revestimentos diversos, as mensagens em texto dão identidade a cafés, bares e restaurantes. A técnica também é usada na divulgação de festas e eventos. Em Brasília, o coletivo Grande Circular aparece como a maior referência. Nesse cenário, também se destacam Natália Carneiro e Raquel Câmara. A procura é tamanha que em maio haverá dois cursos sobre o assunto na cidade.

O giz é a alma do trabalho da brasiliense Natália Carneiro. A quem não conhece a artista, uma dica. Basta associá-la ao trabalho nas paredes do restaurante Universal Diner, da Pizzaria Baco, do wine bar World Wine e da hamburgueria Johnnie Burger, entre outra dezena de espaços. ;Vejo uma beleza muito grande na textura do giz, a imperfeição dele é bonita em si. Sempre tento explorar ao máximo as possibilidades que ele me dá. Seja o giz escolar, seja no giz pastel, que dá cor;, conta a design.

Em um mundo onde (quase) tudo é digital, o handlettering é como um suspiro nostálgico. ;Apesar de existir um trabalho absurdo na elaboração de fontes, o handlettering é único. Ninguém vai conseguir reproduzir com perfeição, o que o torna muito especial;, emenda Natália. Para ela, o que tem feito essa febre aumentar é o valor que as pessoas dão para coisas feitas à mão. O movimento começou nos Estados Unidos, na década passada.

Personalizado e com forte apelo visual, o lettering é também a forma que a design local Raquel Câmara encontrou para se expressar. Assim como Natália, ela reforça a tese de que o toque autoral contrasta com os excessos tecnológicos aos quais estamos expostos, e faz a arte saltar aos olhos de quem as vê.

;A palavra não é apenas lida, mas apreciada e sentida. Acredito que as pessoas estão descobrindo a força que o lettering possui e estão passando a enxergá-lo como uma forma de expressão. Penso que, em mundo tão dominado pelo digital, abrir esses caminhos a partir do manual é uma forma de estar mais próximo do que genuinamente somos;, defende. É dela os escritos que preenchem a loja de vinis Marti Discos. ;É interessante perceber, especialmente no caso da Marti Discos, como essas representações da palavra ganham um significado que vai além da leitura e te fazem consciente ou inconscientemente acessar um passado sem necessariamente ter vivido nele;, afirma.

Rentável x artístico
Comercialmente, a design Lygia Pires é um modelo de destaque a nível nacional. Ela vem a Brasília em maio para compartilhar conhecimentos. A design fez trabalhos para grandes empresas, como a cerveja americana Budweiser e à marca francesa Louis Vuitton. Mais que rentável financeiramente, os trabalhos personalizados por Lygia Pires alcançam também o segmento cultural. ;Tive o grande prazer de caligrafar vários textos para a exposição Poesia agora, de escritores brasileiros contemporâneos, montada no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo;, recorda.

No caso da paulista, o giz não é a matéria-prima principal. ;O giz possibilita efeitos e oportunidades que você pode não conseguir com outras matérias primas, como sombreados e a própria estética do giz, que é única. Entretanto, é um material que esfarela, o que dificulta detalhes pequenos e também pode borrar e apagar se esbarrarmos nele;, explica.



Oficina de lettering
Com a design Lygia Pires. No Espaço Comoequetalá (705 Sul, Bl. A, Cs. 35, subsolo). Dias 27 e 28 de maio, das 10h às 17h. Confira valor do investimento e outras informações no site comoequetala.com.br.


Oficina de expressão em giz
Com a design Raquel Câmara. No Espaço Pupila (705 Sul, Bl. A, Cs. 35, subsolo). Dia 6 de maio, das 9h às 12h, e das 13h às 16h; e dia 7 de maio, das 10h às 12h, e das 13h às 17h. Confira valor do investimento e outras informações no site https://pupi.la/cursos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação