Diversão e Arte

Jornalista brasiliense lança livro sobre os pais, torturados na ditadura

Passado e presente se entrelaçam em Em nome dos pais, que reconstitui eventos do início dos anos 1970 e apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas sobre a própria vida

Renato Alves
postado em 15/05/2017 12:00
Filho de Míriam Leitão, Matheus localiza homem que denunciou seus pais a militares
Matheus Leitão sempre quis saber os segredos que os pais guardavam sobre a juventude deles. Sabia que ambos haviam sido presos e torturados durante o regime militar. Mas eles não gostavam de falar sobre esse período. Formado em jornalismo, Matheus viu na profissão a oportunidade de investigar o passado dos seus genitores. Dedicou 10 anos à pesquisas e entrevistas. O resultado da investigação está em Em nome dos pais (editora Intrínseca), seu primeiro livro, que será lançado em Brasília, nesta terça-feira (16/5).
Com 17 anos de carreira, Matheus é filho dos também jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão. A história contado na obra literária começa em 1972, no Espírito Santo, quando os pais militavam no PCdoB e tentavam seguir a vida de estudantes universitários, já cientes que eram alvos dos militares. Delatados por um companheiro, foram presos e torturados. Na ocasião, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal. Ela só viria dar detalhes dos dias de horrores no cárcere 45 anos depois, em uma entrevista.

Em sua carreira, que teve início no Correio Braziliense, Matheus tem se dedicado a reportagens investigativas, principalmente a temas sobre direitos humanos e ditadura. Em suas apurações, deparou-se com documentos secretos com os nomes e as imagens dos pais. Curioso, chegou ao delator e aos agentes que teriam participado das sessões de tortura de Marcelo e Míriam. Matheus se encontrar com um deles.

Passado e presente se entrelaçam em Em nome dos pais, que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas sobre a própria vida.

A obra já chegou às livrarias. Além de Brasília, ela será lançada, com sessão de autógrafos, no Rio de Janeiro, em Vitória e Caratinga.

O autor


Formado em jornalismo pelo UniCeub, Matheus Leitão começou a carreira no Correio Braziliense, onde trabalhou nas editorias de Cidades e Política. Foi repórter do portal IG, da Revista Época e do jornal Folha de S. Paulo.Atualmente, mantém um blog sobre política no G1.

Em sua trajetória, Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho, o Prêmio de Excelência Jornalística da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) - além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar. Deu furos como o vídeo do ex-governador José Roberto Arruda recebendo dinheiro não declarado, os passaportes diplomáticos concedidos irregularmente para filhos e netos do ex-presidente Lula, a história do hacker que invadiu e-mails da presidente Dilma Rousseff, o caso Zoghbi e a saga A Espera, no formato self-journalism. twitter.com/Mleitaonetto

Em nome dos pais
Editora Intrínseca, 446 páginas. Preço médio: R$ 49,90

Sessões de autógrafos


Brasília
Data: 16 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura ; Shopping Iguatemi

Vitória/ES
Data: 25 de maio, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Saraiva ; Shopping Vitória

Caratinga/MG
Data: 26 de maio, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Casarão das Artes

Rio de Janeiro
Data: 30 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Travessa Leblon

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação