Diversão e Arte

Joelma dá adeus à sofrência em novo trabalho, 'Avante'

Ex-Calypso anuncia novo relacionamento e diz que deve se mudar do Recife para São Paulo

Diário de Pernambuco
postado em 16/05/2017 16:19
Ex-Calypso anuncia novo relacionamento e diz que deve se mudar do Recife para São Paulo
Criadora de um estilo próprio de dançar e conhecida por figurinos exuberantes, a cantora, coreógrafa e dançarina Joelma mantém a herança do estilo Calypso, mas permite se renovar no recém-lançado CD e DVD Avante - Ao vivo em São Paulo (Universal Music Brasil). O repertório é dançante, explora coreografias bem demarcadas e as letras falam de superação e recomeço.
Desde que tomou as rédeas da carreira, há pouco mais de um ano, Joelma tem trabalhado para deixar no passado o fim do casamento de 18 anos com Ximbinha e a dissolução da banda Calypso. Para marcar a nova fase, até assume um possível relacionamento, mas sem entrar em detalhes. "Estou conhecendo uma pessoa e a gente é muito amigo. Quero ir com calma. Não estou com pressa", disse. Relembre: Joelma e Chimbinha assinam o divórcio

Aos 42 anos, a artista garante que continua levantando a bandeira do Pará, mas incrementa a sonoridade com elementos da música eletrônica. "Sempre lutei e representei a cultura do meu estado. Misturo essas referências com ritmos internacionais, sem deixar de lado a minha essência. Escolhi músicas alto astral, que falam de alegria, de viver a vida feliz e completa. Chega de sofrência", brada Joelma.
O primeiro single lançado, Voando pro Pará, exalta pontos turísticos de Belém (Ver-o-Peso, Mangal das Garças, Estação das Docas), cita comidas típicas como tacacá, açaí e pupunha. Na faixa Menina do requebrado, ela apresenta o que é o carimbó e dança com a vestimenta tradicional (saias longas e rodadas).

O projeto foi gravado em São Paulo, em novembro do ano passado, e contou com participações de Ivete Sangalo (Amor novo) e Solange Almeia (Mulher não chora). "Gosto de gravar com pessoas com quem tenho amizade e afinidade, para ficar algo natural no palco. Com elas já tinha isso e ficou lindo", comemora. Joelma mostra versatilidade nas músicas cantadas em espanhol, Te quiero e P;alante. Ambas representam a fusão do calypso com ritmos latinos. Com forte ligação com a religiosidade, Joelma incluiu no álbum uma música de adoração, O amor de Deus, na qual canta ao lado dos filhos Yago Mendes, Yasmin Mendes e Natália Sarraf.

No passado, ela foi chamada de "Shakira brasileira". Hoje, veem semelhanças com Beyoncé, mas a artista não se importa. "Eles comparam muito, mas acho que é por causa da dança, pois o estilo musical é completamente diferente. Tenho minha identidade própria", crava. O público LGBT abraça o trabalho da artista desde a banda Calypso, algo percebido por Joelma. "Sempre senti essa admiração por parte deles. E aprendo muito. Eles me dão toques e pitacos sobre roupa, cabelo e maquiagem. É muito legal essa troca".

Desde 2015, em meio ao conturbado processo de separação, Joelma se estabeleceu no Recife com a família, mas planeja se mudar. ;Recife é um lugar que amo de paixão, mas talvez me mude para São Paulo, onde morei por 10 anos, por causa dos compromissos e viagens", finaliza a cantora.
SERVIÇO
Avante - Ao vivo em São Paulo (Universal Music Brasil)
Preço: R$ 21,90 (CD) e R$ 29,90 (DVD)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação