Diversão e Arte

Renato Braz e Nathália Lima fazem releituras de sambas e outros clássicos

A apresentação é um tributo a João Gilberto

Irlam Rocha Lima
postado em 20/05/2017 07:30
A apresentação é um tributo a João Gilberto
João Gilberto, o maior mito da música popular brasileira, vai ser homenageado hoje em Brasília. Em show no Clube da Bossa, às 11h30, com entrada franca, o cantor paulista Renato Braz e a cantora brasiliense Nathália Lima vão interpretar canções que marcaram a trajetória do baiano, um dos pilares da Bossa Nova. Eles têm a companhia do violonista Cairo Vitor e do saxofonista e clarinetista Márcio Bezerra.
A ideia do show foi de Nathália, que convidou Renato para dividir a cena com ela. ;Tenho uma boa relação profissional com o Renato, que participou do meu primeiro CD solo, gravado recentemente. Como ele tem um disco intitulado Silêncio, só com músicas do repertório de João, sugeri que fizéssemos um tributo a esse mestre da MPB;, conta a cantora.

Foi ela também que, em conversa com o seu convidado, elaborou o repertório. ;Há uma predominância de músicas gravadas pelo Renato no Silêncio. São versões diferenciadas de clássicos da bossa nova e de sambas, na voz dele, que aprecio bastante;, diz. ;Mas há quatro, que também vamos cantar que não são disco;, acrescenta.

O roteiro do show está dividido em três partes. Sozinho, Renato recria, entre outras, Avarandado (Caetano Veloso), Eu vim da Bahia (Gilberto Gil), Louco (Wilson Baptista e Henrique de Almeida), O grande amor (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Só louco (Dorival Caymmi) e Estate, dos italianos Bruno Brighetti e Bruno Maerino. Já Nathália faz releitura de Amor em paz (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Doralice e Rosa Morena (Dorival Caymmi), É preciso perdoar (Alcyvando Luz e Carlos Coqueijo). Em duo eles fazem Bahia com H (Denis Brian), Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça), Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Pra que discutir com madame (Haroldo Barbosa).

Com 10 anos de carreira, Nathália destaca-se no meio musical brasiliense, apresentando-se em casa noturnas e tomando parte de diversos projetos. Em 2012 participou de uma homenagem a um dos nomes de maior destaque da bossa nova, o compositor, violonista e pianista Roberto Menescal. Junto com Sandra Duailibe, Márcia Tauil e Cely Curado gravou o CD Elas cantam Menescal.

Em abril último, a cantora gravou seu disco primeiro disco solo, no estúdio Feedback, na Asa Norte. ;O CD tem como título Flor do tempo e foi produzido por Túlio Borges. Reuni composições de minha autoria como Que não seja eu e Tempo que passa; e algumas parcerias, entre elas Festa do destino, que fiz com Letícia Fialho. Regravei Poema velho, do carioca Fred Martins. É nessa faixa que há a participação de Renato Braz;, anuncia. Ela, porém, ainda não sabe quando o trabalho vai ser lançado.

Tido como um dos melhores intérpretes da música brasileira contemporânea, Renato Braz iniciou a trajetória na segunda metade da década de 1990, ao lançar o CD de estreia. Depois viriam o História antiga (1998), Outro Quilombo e quixote (2002), Por toda a vida (2006); Casa de morar (2012), com a participação de Zé Renato, Cláudio Nucci e Fred Martins. O álbum mais recente é o citado Silêncio, de 2014.

Desde 1999, Renato desenvolve carreira internacional, iniciada com turnê pela Alemanha. Já se apresentou também em Nova York e Tóquio. Em 2015 lançou o CD Saudade nos mercados norte-americano e japonês; e no início deste ano chegou ao marcado com Mar aberto, quer gravou com Dori Caymmi, Breno Ruiz e o português Roberto Leão, e que traz criações do brasileiríssimo Dorival Caymmi e do lusitano Zeca Afonso, além de Saveiros (Dori Caymmi e Nelson Motta).

SERVIÇO
Tributo a João Gilberto

Show de Nathália Lima e Renato Braz hoje, às 11h30, no Clube da Bossa (Teatro Sílvio Barbato do Sesc Edifício Eurico Dutra, Setor Comercial Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação