Diversão e Arte

"Vejo, rejeito e combato", diz Mallu sobre racismo em desculpas sobre clipe

Pouco após o lançamento do clipe 'Você não presta', a artista recebeu uma série de críticas sobre racismo e apropriação cultural

Estado de Minas
postado em 25/05/2017 10:14
Clipe de Mallu Magalhães provoca discussão sobre racismo e apropriação cultural
Na última sexta-feira, 19, Mallu Magalhães lançou o primeiro single de seu novo disco, Vem, acompanhado de um vídeo inédito da faixa Você não presta, em que aparece dançando e cantando em uma série de cenários diferentes, acompanhada de bailarinos negros. Pouco após o lançamento, a produção acendeu uma discussão sobre racismo e apropriação cultural.

;;O clipe reforça a sexualidade do negro, pois todos estão com menos roupa que ela e besuntados em óleo. Isso é um estereótipo que precisa ser desconstruído;;, escreveu uma internauta no YouTube. ;;Há um reforço de estereótipos dos negros que rebolam;;, criticou outro.

Na última quarta-feira, 24, a cantora publicou em sua página oficial do Facebook, uma mensagem esclarecendo a polêmica. ;;Fico muito triste em saber que o clipe possa ter ofendido alguém. É muito decepcionante para mim que isso tenha acontecido. Gostaria de pedir desculpas a essas pessoas. Meu trabalho e minha mensagem têm sempre finalidade e ideais construtivos, nunca, de maneira nenhuma, destrutivos ou agressivos;;, escreveu.

A cantora ainda explica que seu trabalho pode suscitar diferentes interpretações, no entanto, por mais que exista por trás do vídeo uma determinada intencionalidade, Mallu afirma que não é possível controlar como as pessoas vão receber o material. ;;Sei que o racismo ainda é, infelizmente, um problema estrutural e muito presente. Eu também o vejo, o rejeito e o combato;;, pondera.

;;Li cada uma das críticas, dos posts e comentários, e o debate me fez refletir muito sobre o tema. Entendo as interpretações que derivam do clipe, mas gostaria de deixar claro minhas reais intenções;;, diz.

;;A ideia era ter um clipe com excelentes dançarinos que despertassem nas pessoas a vontade de dançar, de se expressar. Foram convidados pela produtora e pelo diretor os bailarinos Bruno Cadinha, Aires d;Alva, Filipa Amaro, Xenos Palma, Stella Carvalho e Manuela Cabitango. Com a última, inclusive, tive a alegria de fazer aulas para me preparar para o vídeo;;, afirma.

Mallu Magalhães afirma, ainda, estar triste por ter deceptionado algumas pessoas, e ainda agradece por seus críticos terem se expressado. ;;Espero que, após este esclarecimento, seja aliviado deste espaço de conversa qualquer sentimento de ofensa ou injustiça, ficando os fundamentos nos quais tanto acredito: a dança, a arte e o convite à música;;, finaliza.
Abaixo, confira o vídeo de Você não presta:
[VIDEO1]
[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação