Diversão e Arte

Disco icônico dos Beatles completa 50 anos e ganha remix

Filho de George Martin fez versão remixada do álbum para comemorar o aniversário

Alexandre de Paula, Irlam Rocha Lima
postado em 31/05/2017 07:30

A capa do álbum tornou-se um clássico, reproduzida e imitada de diversas maneiras

Poucos discos foram tão importantes quanto Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. O clássico psicodélico do quarteto, que completa 50 anos em 2017, mostrou que os garotos de Liverpool estavam a fim de fazer um som diferente e se transformou em um marco na cultura pop de todos os tempos. Da capa às canções, todo o álbum se tornou icônico e influenciou (ainda influencia) diversas gerações de músicos.

Oitavo álbum da banda, Sgt. Pepper;s é considerado por muitos especialistas não só como um dos melhores do grupo, mas também um dos melhores discos de todos os tempos. Sgt. Pepper;s representou uma mudança na música feita pelos Beatles ao incorporar inovações sonoras, novas instrumentações e experimentalismo.

A guinada dos Beatles para o estilo apresentado em Sgt. Pepper;s já se anunciava, mais timidamente, em Revolver, álbum lançado um ano antes. Revolver marca a entrada da banda no psicodelismo, o que se confirmaria e ficaria ainda mais original em Sgt. Pepper;s.

Em Sgt. Pepper;s, McCartney tomou frente da maioria das composições e a presença do produtor George Martin e Geoff Emerick foram fundamentais para alcançar a sonoridade procurada pela banda. Eles utilizaram diversos recursos do icônico estúdio Abbey Road para criar ambientes sonoros e acrescentar efeitos às canções e aos arranjos do álbum.

Para concluir o disco clássico, ; que trazia canções como With a little help from my friends, Lucy in the sky with diamonds, A day in the life, Strawberry fields forever ; a banda passou mais de 700 horas no estúdio, gravando e produzindo o álbum. O sucesso foi quase imediato depois do lançamento. No Reino Unido, o disco passou 27 semanas no topo das paradas. Nos Estados Unidos, foram 15 semanas consecutivas na primeira posição da Billboard.

Sem envelhecer
Em razão do aniversário do disco, o Spotify liberou dados que comprovam que o Sgt. Pepper;s continua atual e fazendo a cabeça de muita gente. Cerca de 50% dos ouvintes, no serviço de streaming, têm menos de 40 anos. A pesquisa coletou informações a partir 24 de dezembro de 2015 (quando o catálago dos Beatles entrou na plataforma).

Desde a data, o álbum já foi reproduzido na plataforma por um tempo que seria equivalente a 564 anos. Além disso, cerca de 1,7 milhão de playlists ativas no Spotify incluem músicas do álbum. Segundo o serviço de streaming, o Brasil está entre os países que mais ouvem o álbum. Na quarta colocação, o país fica atrás apenas de EUA, Reino Unido e México.

Também para comemorar o aniversário, Giles Martin, filho do produtor George Martin, lançou uma versão remixada do disco. Ele contou com Sam Okell, engenheiro do Abbey Road, para produzir a nova versão do álbum.

O grupo Beatlemania, de Ceilândia, usando o uniforme clássico do álbum

Psicodelia em Brasília

O primeiro disco conceitual da música pop. Esse é o ponto destacado unanimemente por integrantes de três bandas covers dos Beatles em Brasília, sobre Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band, o mítico álbum do mais famoso grupo da história do rock. Músicas do Sgt. Peppers como Lucy in the sky with diamonds, A day in the life, With a little help from my friends e a que dá nome ao lendário LP fazem parte do repertório de shows da Friends, Let it Beatles e Beatlemania, bandas que mantêm acesa a chama dos Fab Four na capital.

Sergei Quintas é o guitarrista e vocalista da Friends que, com 45 anos de existência, é tida como uma das mais antigas bandas covers dos Beatles. Ele lembra que era adolescente quando ouviu pela primeira vez, por inteiro, o Sgt. Pepper;s. ;Conhecia bem os discos anteriores da banda e curtia muito. Mas logo no início da Friends, ao ouvir o Sgt. Pepper;s entendi que ali existia uma proposta inovadora, tantos nas letras das músicas quanto melodicamente;, ressalta.

Foi igualmente na adolescência que Rodrigo Karashima, guitarrista e vocalista do Let it Beatles tomou conhecimento do Sgt. Peppers. ;Fiquei impactado com a sonoridade das canções e surpreso com a ousadia da capa, pioneiro na utilização de elementos da estética pop; além de trazer pela primeira vez as letras das músicas impressas;, destaca. ;No sábado, às 22h, vamos tocar músicas do álbum no show que faremos no O;Rilley (409 Sul);, anuncia.

Guitarrista e vocalista do Beatlemania, Marcus Vinicius afirma que foi ;a capa icônica; que, num primeiro momento, lhe chamou a atenção ao ter o Sgt Pepper;s nas mãos. ;John Lenon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr estavam deixando para trás a velha imagem da banda, deixando de ser eles mesmos e assumindo um novo alter ego. Musicalmente, compuseram coisas que normalmente não fariam;. O músico acrescenta: ;Sem sombra de dúvidas, o Sgt Pepper;s é o marco zero da psicodelia, que tinha os Beatles como representantes máximos. Embora John tenha morrido jurando que Lucy in the sky with diamonds não tinha nada a ver com a droga (LSD), acho difícil acreditar nessa coincidência das iniciais do título da canção;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação