Diversão e Arte

Ministério da Cultura lança edital para iniciativas de cultura popular

Serão 500 prêmios para fomentar expressões artísticas, no valor de R$ 10 mil

postado em 05/06/2017 16:00
Bumba meu boi é um dos exemplos de expressões culturais premiadas pelo edital
Foi lançado o Culturas Populares Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), primeiro edital de cultura popular lançado pelo órgão em cinco anos. Serão premiados 500 projetos que impulsionam e fortalecem a cultura popular do país, além de divulgar expressões populares em locais para além de onde foram originadas e retomar iniciativas que passam por processos de esquecimento. Os selecionados receberão o valor de R$ 10 mil, e as inscrições podem ser feitas até 28 de julho.
O edital foi disponibilizado por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). ;Ao promover iniciativas como essa, o Estado brasileiro dá importante passo no reconhecimento do protagonismo de mestres e mestras praticantes das culturas populares", declara a secretária da pasta Débora Albuquerque.
Entre as premiações, 200 serão concedidas a coletivos culturais sem constituição jurídica, 200 para pessoas físicas e 80 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com finalidade cultural ou natureza. Os 20 restantes fazem parte do prêmio In memorian, entregue a herdeiros de mestres já falecidos, como forma de homenagear o trabalho que prestaram ao país.
Quadrilha, jongo, maracatu, cordel, bumba meu boi, boi de mamão e cortejo de afoxé são alguns exemplos das iniciativas que se enquadram na premiação. Culturas ciganas e indígenas, hip hop e capoeira não fazem parte das categorias, pois já possuem editais específicos do Ministério da Cultura.
As inscrições podem ser feitas por via postal ou online.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação