Diversão e Arte

Pablo Amaral lança hoje livro de terror

Em Os Lugares do Meio o autor descreve aventura ambientada em um Brasil povoado por seres fantásticos

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 09/06/2017 14:20
Autor brasiliense lança hoje seu livro de estreia, com seres fantásticos e muitos mistérios
O jornalista e escritor Pablo Amaral decidiu dar vida aos seus escritos e lança hoje, por publicação independente, o livro de terror Os lugares do meio. A obra é a estreia impressa do autor brasiliense no mercado literário e busca resgatar elementos do terror repaginados para o cenário nacional que ambienta suas páginas. O thriller sobrenatural, que acontece entre estradas fora do mapa no interior do Brasil, foi produzido por meio de crowdfunding no Catarse e impulsionado pela criação de um booktrailer. Seres fantásticos dão vida à história, que explora um universo maior criado pelo autor e utilizado em outras obras.

O livro foi escrito e produzido por sete anos e conta a história de um casal em crise que tenta salvar o relacionamento com uma viagem de carro. O caminho dos viajantes é modificado ao encontrarem o Guardião das Estradas, uma figura que aparece ao pôr do sol pedindo carona na beira da estrada. ;Foi uma história de amor e ódio, com trilha sonora do Creedence Clearwater Revival. Basicamente, foram anos de reescritas e releituras, de dicas valiosas e críticas mordazes, de idas e voltas, de um livro que se negou a ficar guardado na gaveta;, afirma o escritor.

Pablo conta que, como escritor, seu objetivo é criar um labirinto de palavras no qual os leitores sintam prazer em se perder. ;Trabalho sempre nesse sentido, com o conhecimento de que a relação entre o livro e o leitor se forma, em primeiro lugar, como um laço de amizade;. Para ele, se uma pessoa vai doar o tempo dela para ler o que escreveu, a ideia é fazer o máximo para deixá-la interessada no desenrolar da história.

O escritor tomou gosto pelas histórias de terror por acreditar que elas mexem com instintos primitivos, com o medo das trevas e do desconhecido, além de apresentar personagens falhos, que cometem erros e não se encaixam, necessariamente, no papel de herói. ;Além disso, adoro um bom mistério, o que me leva a não oferecer todas as respostas que o leitor pode querer saber. Como escritor, não fico satisfeito se não tiver uma pulga atrás da orelha;, declara. O foco atual é levar seu novo trabalho para circular entre o maior número possível de pessoas, entre feiras e eventos literários que possam aumentar seu contato com o leitor.

Depois de participar de coletâneas e publicar no meio digital, Pablo escolheu produzir seu novo trabalho de maneira independente. O autor destaca que é preciso que os artistas independentes se esforcem para levar o melhor trabalho possível ao público e, na literatura, isso significa reescrever sempre e compartilhar com outros profissionais do mercado. ;Dizem que todo livro é um grito engarrafado e isso vale em dobro para as produções independentes, especialmente em um período turbulento como o nosso, com a cultura sendo cada vez mais colocada em décimo terceiro plano;, afirma o brasiliense.
A história

Os lugares do meio surgiu numa madrugada insone de domingo. Sem consegui dormir, com uma ideia martelando na cabeça, Pablo pegou um caderno e rabiscou umas linhas tortas para ver se o sono vinha. Ele não veio. O que veio foi a história de um homem misterioso, que aparecia ao pôr do sol em uma estrada deserta pedindo carona. ;Eram só dez páginas, escritas a mão, uma aventura breve e passageira que acendeu um pavio na minha imaginação. Como o personagem me ajudou a atravessar as horas escuras da madrugada, procurei saber mais a seu respeito escrevendo uma nova história. E como ele insistiu em manter o próprio nome em segredo, dei-lhe o título de Guardião das Estradas;. O autor criou uma lenda ao seu redor, segundo a qual os viajantes que lhe dessem carona seriam protegidos dos perigos do caminho e aqueles que o deixassem para trás pagariam um preço alto por isso. O livro
segue os passos de um casal que não lhe deu carona, dando início aos mistérios.

Serviço
Lançamento do livro Os lugares do meio, de Pablo Amaral, no Objeto Encontrado (102 norte Bl. B Lj. 56), às 19h.

Em Os Lugares do Meio o autor descreve aventura ambientada em um Brasil povoado por seres fantásticos
Os Lugares do Meio
Autor: Pablo Amaral Rebello
Páginas: 288
Preço: R$ 40

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação