Diversão e Arte

Bob Dylan é acusado de plágio em discurso sobre o prêmio Nobel

Colunista da revista americana 'Slate' acusa compositor

postado em 14/06/2017 13:00
Bob Dylan utilizou citações de 'Moby Dick' no discurso
A colunista Andrea Ptzer, da revista americana Slate, acusou Bob Dylan de plagiar trechos do discurso no prêmio Nobel de Literatura.
Segundo a colunista, no discurso em que o cantor utilizou diversas citações do romance Moby Dick, livro de Herman Melville, há trechos semelhantes aos textos publicados no guia de estudos online SparkNotes.
As especulações tiveram início quando o escritor Ben Greeman publicou, no Twitter, que algumas das citações de Herman Melville, usadas por Bob Dylan no discurso, não estavam no livro que o cantor afirma ter consultado para elaborá-lo.
Desconfiada, Andrea Ptzer iniciou uma vasta pesquisa comparando o discurso de Dylan com trechos de Moby Dick. Ao todo, foram 78 citações feitas por Bob no discurso e, destas, mais de uma dezena são semelhantes ao guia de estudos. Além de terem sido encontradas palavras citadas pelo cantor que não compõem o livro.

Carreira de Bob Dylan

Bob Dylan recebeu o prêmio Nobel de Literatura em dezembro de 2016. E demorou seis meses para divulgar o discurso ao público, em texto e áudio. O cantor ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação