Diversão e Arte

Neil Young recupera um disco gravado em 1976

A álbum do cantor e compositor canadense, um dos grandes nomes da música mundial, nunca havia sido lançado

Alexandre de Paula
postado em 19/06/2017 07:30

Neil Young conta em biografia que compôs as faixas de Hitchhiker regadas a álcool e droga

Neil Young gravou um disco que nunca foi ouvido pelo público. Foi em agosto de 1976 que o cantor e compositor canadense radicado nos EUA compôs e registrou as canções de Hitchhiker. O álbum acústico sempre gerou curiosidade nos fãs, mas o compositor se recusava a lançá-lo. Agora, os admiradores dele terão a oportunidade de conhecer as canções perdidas de Neil Young (hoje com 71 anos) em vinil, com lançamento previsto para o início de julho.


Hitchhiker foi gravado no Indigo Ranch Studios, em Malibu (Califórnia ; EUA). Young conta que todo o álbum foi registrado em uma única noite regada a drogas e a álcool. ;Eu passava todas as músicas de uma vez, fazendo pausas só para a erva, cerveja ou cocaína. O produtor David Briggs estava na sala de controle mixando ao vivo na sua mesa preferida;, lembrou Young no segundo volume de sua autobiografia, Special deluxe.


Apesar de ter sido gravado rapidamente e da quantidade de drogas usadas, Young garantia que o álbum se tratava de um registro completo e coeso. ;Eu passei a noite lá e gravei nove músicas acústicas solo, fechando uma fita que eu chamei de Hitchhiker. Era uma peça completa, ainda que eu estivesse bastante chapado nela e você pode ouvir isso nas gravações;, escreveu.

[SAIBAMAIS]


O próprio Young e seus representantes não comentaram o lançamento do álbum. A distribuidora inglesa Diverse Vynil publicou, em seu site, a pré-venda do disco em vinil (com lançamento para 14 de julho). Não havia informações até o fechamento desta edição sobre a divulgação em outros formatos.

Mistério

O setlist do disco é outro mistério. Sabe-se, obviamente, que a faixa-título Hitchhiker deve estar presente. No mais, conhecer quais outras canções estarão no álbum, aparentemente, será uma descoberta para o dia do lançamento. A própria Hitchhiker ganhou uma versão plugada no álbum Le noise, de 2010.

Hitchhiker não é o único caso de disco de Young que nunca chegou ao público. Antes de lançar o disco Tonight;s the night, o próprio Young contou ter gravado um disco chamado Homegrown. Chrome dreams, gravação de 1977, também não lançado, mas que gerou uma sequência, Chrome dreams II, em 2007.

Do Canadá para o mundo

Neil Young nasceu na pequena cidade de Ontário, no Canadá, em 1945. O município tinha apenas 750 pessoas na infância do músico. O cantor é filho de um escritor que abandonou a família e o deixou para ser criado pela mãe. Ainda na infância, sofreu com uma poliomielite, que o obrigou a retirar uma vértebra da parte inferior da coluna e a usar, durante muito tempo, um aparelho ortopédico.


Na década de 1960, Young iniciou a carreira musical na banda The Squires, em Winnipeg. Esse período guarda histórias inusitadas. O grupo circulava pela cidade a bordo de um carro de funerária, comprado pela mãe.


A influência de Bob Dylan era evidente e confessa no começo da trajetória de Young. Depois, ele conseguiu encontrar um estilo próprio se apropriando de influências do country, do folk e do rock and roll. Apesar de ser canadense, foi em terras norte-americanas que Neil Young, de fato, conquistou a fama e se tornou um dos grandes artistas da música mundial.


Ainda nos anos 1960, Young mudou-se para Los Angeles. No começo, apresentava-se com a banda The Mynah Birds, com a qual gravou alguns compactos. O grupo não conseguiu grande repercussão, na época, com o folk-rock inovador que fazia e acabou se desfazendo.


Após o fim da banda, Young começou a seguir carreira solo. Os dois primeiros álbuns, Everybody knows this is nowhere (1969) e After the gold rush (1970), foram imediatamente aclamados pela crítica. Na mesma época, Young foi convidado para se tornar parceiro de Crosby, Stills & Nash, com quem fez algumas turnês e conquistou bastante sucesso.
O ano de 1972, porém, foi o grande marco da carreira do compositor. O estrondoso sucesso de Harvest tornou Young uma das grandes estrelas da música nos Estados Unidos.

1976
Ano em que Hitchhiker foi gravado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação