Neil Young recupera um disco gravado em 1976

A álbum do cantor e compositor canadense, um dos grandes nomes da música mundial, nunca havia sido lançado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

Frazer Harrison

 

Neil Young gravou um disco que nunca foi ouvido pelo público. Foi em agosto de 1976 que o cantor e compositor canadense radicado nos EUA compôs e registrou as canções de Hitchhiker. O álbum acústico sempre gerou curiosidade nos fãs, mas o compositor se recusava a lançá-lo. Agora, os admiradores dele terão a oportunidade de conhecer as canções perdidas de Neil Young (hoje com 71 anos) em vinil, com lançamento previsto para o início de julho.


Hitchhiker foi gravado no Indigo Ranch Studios, em Malibu (Califórnia — EUA). Young conta que todo o álbum foi registrado em uma única noite regada a drogas e a álcool. “Eu passava todas as músicas de uma vez, fazendo pausas só para a erva, cerveja ou cocaína. O produtor David Briggs estava na sala de controle mixando ao vivo na sua mesa preferida”, lembrou Young no segundo volume de sua autobiografia, Special deluxe.


Apesar de ter sido gravado rapidamente e da quantidade de drogas usadas, Young garantia que o álbum se tratava de um registro completo e coeso. “Eu passei a noite lá e gravei nove músicas acústicas solo, fechando uma fita que eu chamei de Hitchhiker. Era uma peça completa, ainda que eu estivesse bastante chapado nela e você pode ouvir isso nas gravações”, escreveu.

 

 


O próprio Young e seus representantes não comentaram o lançamento do álbum. A distribuidora inglesa Diverse Vynil publicou, em seu site, a pré-venda do disco em vinil (com lançamento para 14 de julho). Não havia informações até o fechamento desta edição sobre a divulgação em outros formatos.

Mistério

O setlist do disco é outro mistério. Sabe-se, obviamente, que a faixa-título Hitchhiker deve estar presente. No mais, conhecer quais outras canções estarão no álbum, aparentemente, será uma descoberta para o dia do lançamento. A própria Hitchhiker ganhou uma versão plugada no álbum Le noise, de 2010.

 

Hitchhiker não é o único caso de disco de Young que nunca chegou ao público. Antes de lançar o disco Tonight’s the night, o próprio Young contou ter gravado um disco chamado Homegrown. Chrome dreams, gravação de 1977, também não  lançado, mas que gerou uma sequência, Chrome dreams II, em 2007.

Do Canadá para o mundo

Neil Young nasceu na pequena cidade de Ontário, no Canadá, em 1945. O município tinha apenas 750 pessoas na infância do músico. O cantor é filho de um escritor que abandonou a família e o deixou para ser criado  pela mãe. Ainda na infância, sofreu com uma poliomielite, que o obrigou a retirar uma vértebra da parte inferior da coluna e a usar, durante muito tempo, um aparelho ortopédico.


Na década de 1960, Young iniciou a carreira musical na banda The Squires, em Winnipeg. Esse período guarda histórias inusitadas. O grupo circulava pela cidade a bordo de um carro de funerária, comprado pela mãe.


A influência de Bob Dylan era evidente e confessa no começo da trajetória de Young. Depois, ele conseguiu encontrar um estilo próprio se apropriando de influências do country, do folk e do rock and roll. Apesar de ser canadense, foi em terras norte-americanas que Neil Young, de fato, conquistou a fama e se tornou um dos grandes artistas da música mundial.


Ainda nos anos 1960, Young mudou-se para Los Angeles. No começo, apresentava-se com a banda The Mynah Birds, com a qual gravou alguns compactos. O grupo não conseguiu grande repercussão, na época, com o folk-rock inovador que fazia e acabou se desfazendo.


Após o fim da banda, Young começou a seguir carreira solo. Os dois primeiros álbuns, Everybody knows this is nowhere (1969) e After the gold rush (1970), foram imediatamente aclamados pela  crítica. Na mesma época, Young foi convidado para se tornar parceiro de Crosby, Stills & Nash, com quem fez algumas turnês e conquistou bastante sucesso.
O ano de 1972, porém, foi o grande marco da carreira do compositor. O estrondoso sucesso de Harvest tornou Young uma das grandes estrelas da música nos Estados Unidos.

 

1976
Ano em que Hitchhiker foi gravado 

 

 

Tags: neil young
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.