Diversão e Arte

Jay Z paga fiança de vários presos nos Estados Unidos

Rapper decidiu liberar presos para comemorar o Dia dos Pais, comemorado nos Estados Unidos e na Europa neste final de semana

Diário de Pernambuco
postado em 19/06/2017 10:00
Rapper é pai de Blue Ivy, de 5 anos, e dos gêmeos recém-nascidos
O rapper Jay Z decidiu pagar a fiança de diversos presos para que passassem o Dia dos Pais, comemorado nos Estados Unidos e na Europa neste final de semana, em casa. O cantor afirmou, em um artigo publicado na revista Times, que se tornou "obcecado" pela indústria das fianças e pelas injustiças do sistema judicial do país após ajudar a produzir a série documental Time: The Kalief Browder story, sobre um estudante de 16 anos que se suicidou após passar três anos preso, dois deles na solitária, antes mesmo de ser julgado por ter roubado uma mochila.

"Se você é de bairros como o Brooklyn, onde eu cresci, e é incapaz de pagar um advogado particular, então você pode desaparecer no nosso sistema penitenciário simplesmente porque você não pode pagar uma fiança. Milhões de pessoas separadas das suas famílias por meses - não porque são condenadas por terem cometido um crime, mas porque são acusadas de terem cometido um crime", escreveu ele, citando a sua canção Guilty until proven innocent, lançada há 17 anos.

O artista se baseou nas ações de instituições como ;Color of Change; e ;Southerners on New Ground;, que levantaram fundos para soltar mulheres presas para o Dia das Mães, e decidiu fazer doações com o mesmo fim. "Estou apoiando essas mesmas organizações para resgatar os pais que não podem pagar o devido processo que nossa democracia promete. Como pai com uma família em crescimento, é o mínimo que posso fazer, mas a filantropia não é uma solução definitiva, temos de nos livrar completamente dessas práticas desumanas. Não podemos consertar nosso sistema de justiça criminal falho até lidarmos com a exploradora indústria de fiança", finalizou.

Aos 47 anos de idade, Jay Z é casado com Beyoncé desde 2008. Os dois assumiram o relacionamento em 2000 e trocaram alianças em uma discreta cerimônia em Nova York. Eles são pais de Blue Ivy, de 5 anos, e dos gêmeos recém-nascidos, ainda sem nome ou sexo divulgados. De acordo com a imprensa norte-americana, os bebês nasceram nesta semana mas ainda não deixaram o hospital por um "pequeno" problema de saúde. O pai de Beyoncé, Matthew Knowles, comemorou a chegada dos netos nas redes sociais, confirmando as informações de que a cantora havia entrado em trabalho de parto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação