Diversão e Arte

'A nova cena' mostra as bandas do atual cenário de rock brasiliense

O documentário foi criado por quatro estudantes de cinema e ainda não tem previsão de lançamento

Adriana Izel
postado em 10/07/2017 08:46
Documentário 'A nova cena' reúne depoimentos de 15 bandas da cidade
A paixão pelo rock brasiliense motivou os amigos e estudantes de cinema Gabriela Cardoso (roteirista e codiretora), Jéssica Cardoso (assistente de fotografia), Daniel Noronha (montagem e direção de fotografia) e Gabriel Menezes (codiretor e produtor) a se aprofundarem nesse assunto e criarem o documentário A nova cena. O filme, que ainda não tem previsão de lançamento, ganhou destaque em 27 de junho quando o quarteto divulgou o trailer oficial nas redes sociais e também o lançou durante o festival Na Rota do Rock Fest. O vídeo atingiu mais de 25 mil visualizações, sendo compartilhado por bandas como Scalene e Alarmes, que fazem parte do filme.

A boa repercussão surpreendeu os responsáveis pelo documentário e deram ainda mais incentivo para que o quarteto montasse uma pré-estreia e pensasse até em inscrever o material em festivais brasileiros. A grande intenção dos idealizadores do longa-metragem ao criar A nova cena foi celebrar e apresentar o cenário roqueiro brasiliense do período de 2008 a 2016. ;É uma forma de celebrar o que está acontecendo agora e trazer de volta o olhar ao rock de Brasília;, comenta Gabriela Cardoso, fazendo uma referência a marca roqueira da cidade criada nos anos 1980 e que retornou com o destaque da banda Scalene após participar do reality show musical Superstar.
[VIDEO1]
Para determinar a nova cena roqueira de Brasília, o quarteto fez um levantamento levando em consideração o período de 2008 a 2016 analisando a relevância e a atividade das bandas. ;Fomos separando por relevância e quem estava mais ativo, promovendo os próprios eventos e fazendo a cena rodar;, comenta Gabriela. No primeiro levantamento, os jovens chegaram a 50 bandas, que foram reduzidas para 15. Além das bandas, o grupo quis mostrar os bastidores entrevistando ainda produtores, fotógrafos e pessoas envolvidas na parte mais técnica do cenário até chegar ao número de 18 entrevistados. ;Também quisemos explorar essa questão por trás dos palcos. Todo esse ;corre; que essa galera tem para promover um show;, afirma Daniel Noronha.

Análise do cenário

Durante o período de gravação do filme, que já está pronto, os jovens foram capazes de analisar a atual cena do rock brasiliense. Os principais aprendizados do quarteto apontam uma cena unida, com muitas ramificações em relação a vertentes (rock mais comercial, hardcore e metal, por exemplo) e que sofre com a falta de espaços para shows, já que muitas casas dedicadas ao ritmo fecharam ou não dão tanto espaço para a cena mais autoral no DF.
Um dos grupos em destaque, a banda Scalene também integra o filme
;O mais forte que aprendemos foi que tem muita coisa acontecendo que a gente nem imagina. Até quem está inserido na cena não tem noção do quão grande é. É até difícil entendê-la por completo. Também percebi que a questão da união é o que permite o está acontecendo hoje, tem muita gente focada para isso acontecer;, completa Gabriela Cardoso.

Com o documentário finalizado os estudantes já pensam em um outro produto parecido. Mas, dessa vez, a intenção seria abordar aspectos diferentes do cenário roqueiro atual, como a falta de mulheres e de negros. ;Percebemos que a cena, em geral, é formada por homens brancos e heterossexuais. Queríamos falar sobre as minorias;, adianta Gabriela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação