Chico Buarque lança single de seu novo álbum

Tua cantiga é o nome da música que traz a marca de um dos maiores letristas do país e é o primeiro hit do disco Caravanas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/07/2017 07:33 / atualizado em 28/07/2017 19:10

Rodrigo Assad/Divulgação

 
A música brasileira voltou a viver outro grande momento na manhã de ontem, com o lançamento de Tua cantiga, primeiro single de Caravanas, o novo álbum de Chico Buarque. A canção, com belíssima melodia do compositor e pianista Cristovão Bastos, traz a marca registrada da assinatura do genial letrista carioca.

Logo na abertura, Chico diz: “Quando te der saudade de mim/ Quando tua garganta apertar/ Basta dar um suspiro/ Que eu vou ligeiro/ Te consolar...”. Gravada nos estúdios da Biscoito Fino, Tua cantiga propõe um clima intimista, para o qual contribuiu o trio formado por Cristovão Bastos (piano), Jorge Helder (baixo elétrico), Jurim Moreira (bateria). O cantor e compositor Alberto Salgado, um dos vencedores da 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira com Cabaça d’água, seu segundo CD, que obteve de Chico boa avaliação para esse trabalho, estava na expectativa do lançamento do single. Assim que a gravadora Biscoito Fino fez a divulgação, atento, ele tomou conhecimento. “Tua cantiga revela-nos que Chico Buarque mantém-se em ótima forma na arte de compor”, afirma.
 

Fã assumido do ídolo, Salgado vai além: “Nas duas primeiras vezes que ouvi, cheguei a chorar de tão emocionado, pela maneira como Chico conduz sua poesia, ao fazer das palavras verdadeiras obras de arte. A melodia de Cristovão Bastos trouxe grande emoção sob a textura de um piano bem arranjado em compasso ¾, com uma mistura rítmica que passeia pela ciranda e até mesmo algo como um samba bem sutil”.

Até às 18h de ontem, o clipe da música, publicado no Youtube, havia contabilizado mais de 53 mil vizualizações.

Salgado acrescenta: “Voltando à letra, há a todo momento alguma passagem que a gente estremesse ao ler, por tamanha genialidade do poeta”. Ele cita como exemplo o verso que diz: “ Deixa cair um lenço/Que eu te alcanço/ Em qualquer lugar...”. E concluiu desejando “vida longa ao mestre maior Chico Buarque, que faz nosso tempo de existência ser bem melhor, por ele existir e extrair de si tanta riqueza cultural para nós”.

Caravanas, que chega ao mercado no final de agosto (o dia ainda não foi definido pela gravadora) reúne em nove faixas sete canções inéditas – além de Tua cantiga, já foi anunciada Das caravanas, só do compositor. Complementam duas, também autorais, gravadas anteriormente por outros artistas. Esse é o 23º disco de estúdio do cantor. O anterior, Chico, é de 2011.


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.