Diversão e Arte

Chico Buarque lança single de seu novo álbum

Tua cantiga é o nome da música que traz a marca de um dos maiores letristas do país e é o primeiro hit do disco Caravanas

Irlam Rocha Lima
postado em 29/07/2017 07:33
Chico Buarque durante a gravação do clipe da canção Tua cantiga
A música brasileira voltou a viver outro grande momento na manhã de ontem, com o lançamento de Tua cantiga, primeiro single de Caravanas, o novo álbum de Chico Buarque. A canção, com belíssima melodia do compositor e pianista Cristovão Bastos, traz a marca registrada da assinatura do genial letrista carioca.

Logo na abertura, Chico diz: ;Quando te der saudade de mim/ Quando tua garganta apertar/ Basta dar um suspiro/ Que eu vou ligeiro/ Te consolar...;. Gravada nos estúdios da Biscoito Fino, Tua cantiga propõe um clima intimista, para o qual contribuiu o trio formado por Cristovão Bastos (piano), Jorge Helder (baixo elétrico), Jurim Moreira (bateria). O cantor e compositor Alberto Salgado, um dos vencedores da 28; edição do Prêmio da Música Brasileira com Cabaça d;água, seu segundo CD, que obteve de Chico boa avaliação para esse trabalho, estava na expectativa do lançamento do single. Assim que a gravadora Biscoito Fino fez a divulgação, atento, ele tomou conhecimento. ;Tua cantiga revela-nos que Chico Buarque mantém-se em ótima forma na arte de compor;, afirma.
[SAIBAMAIS]

Fã assumido do ídolo, Salgado vai além: ;Nas duas primeiras vezes que ouvi, cheguei a chorar de tão emocionado, pela maneira como Chico conduz sua poesia, ao fazer das palavras verdadeiras obras de arte. A melodia de Cristovão Bastos trouxe grande emoção sob a textura de um piano bem arranjado em compasso ;, com uma mistura rítmica que passeia pela ciranda e até mesmo algo como um samba bem sutil;.

Até às 18h de ontem, o clipe da música, publicado no Youtube, havia contabilizado mais de 53 mil vizualizações.

Salgado acrescenta: ;Voltando à letra, há a todo momento alguma passagem que a gente estremesse ao ler, por tamanha genialidade do poeta;. Ele cita como exemplo o verso que diz: ; Deixa cair um lenço/Que eu te alcanço/ Em qualquer lugar...;. E concluiu desejando ;vida longa ao mestre maior Chico Buarque, que faz nosso tempo de existência ser bem melhor, por ele existir e extrair de si tanta riqueza cultural para nós;.

Caravanas, que chega ao mercado no final de agosto (o dia ainda não foi definido pela gravadora) reúne em nove faixas sete canções inéditas ; além de Tua cantiga, já foi anunciada Das caravanas, só do compositor. Complementam duas, também autorais, gravadas anteriormente por outros artistas. Esse é o 23; disco de estúdio do cantor. O anterior, Chico, é de 2011.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação