Diversão e Arte

Quadrilhas do Centro-Oeste se destacam em campeonatos nacionais

Com estilo próprio de dançar, quadrilhas da região vencem concursos nacionais realizados nesta época do ano

Matheus Dantas*
postado em 30/07/2017 07:33
Arroxa o Nó inovou e é apontada como um exemplo a ser seguido pelas quadrilhas
Este ano, o resultado do 13; Concurso nacional de quadrilhas juninas, realizado em 22 e 23 de julho em Palmas (TO), fez com que os olhares do norte e nordeste se voltassem para o Centro-Oeste. O motivo foi a conquista do primeiro e do segundo lugares pelos grupos Arroxa o Nó, de Brasília, e Arriba Saia, de Goiás. A quadrilha Abalantes do Sertão, de Mato Grosso, também estava no páreo entre as finalistas.

O resultado positivo para a região trouxe uma discussão sobre o estilo de dançar quadrilha, as influências e preferências de cada estado. Um dos pontos levantados é sobre a tipicidade e o formato de fazer uma quadrilha: o que prevalece, qual a tendência que está ou estava dominando, e os próximos passos a serem seguidos.

De acordo com o Gilson Cezzar, integrante do júri do concurso, a Arroxa o Nó passou um novo contexto para os grupos juninos. Por isso, elementos serão revistos para o ano que vem. ;Uma mensagem importante que fica é que é possível fazer quadrilha de qualidade sem todo aquele luxo e brilho, sem a perspectiva da espetacularização vigente em muitos estados do país. A Arroxa o Nó não só quebra esse paradigma, mas mostra que espetáculo pode ser feito com a essência tipicamente popular da dança de quadrilha junina;, comenta.
[SAIBAMAIS] O Distrito Federal, por alguns anos, foi referência do movimento junino no Brasil. As quadrilhas do DF carregam uma característica única, que é o ritmo arriuna, além de temáticas, como o cangaço. Nos últimos anos, o estilizado começou a ser bastante presente nos grupos, com figurinos luxuosos, grandes cenários e banda.

O marcador da Arroxa o Nó, Waguinho, explica que as quadrilhas do DF resgatam a origem nordestina, muitas vezes deixada de lado por grupos daquela região. ;De modo geral, o movimento junino do DF é um movimento de resistência e de preservação da dança de quadrilha. A maioria das quadrilhas daqui de Brasília prioriza a brincadeira, o festejo, enquanto os grupos do norte e do nordeste caminham para o lugar do estético, do impacto visual, da grandiosidade. De um lado, o DF vem das raízes da cultura nordestina e incorpora a própria maneira de brincar, despojada e irreverente. De outro, o próprio Norte e o Nordeste estão descaracterizando suas raízes em detrimento do espetáculo, do luxo;.

Para Diones Cavalcante, dançarino da quadrilha Busca Fé, ;o movimento junino em Brasília está em constante evolução. Então, uma tendência é o passo ;estilizado; ser inserido entre as quadrilhas. Nós temos uma característica única, que é referência entre os demais grupos juninos: o arriuna, além da preservação das temáticas, como a representação do cangaço e da seca do sertão.;

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Pelo Brasil

Confira as caraterísticas de quadrilhas por região

Norte
As quadrilhas do norte têm grande influência da cultura indígena em sua dança, como o Carimbó e o Marambiré, além dos figurinos e encenações.

Nordeste
Os grupos do Nordeste são conhecidos por luxuosos figurinos, cenários, e encenações teatrais. Uma das influências culturais das quadrilhas da região foi a cultura africana.

Centro-Oeste
As quadrilhas do Centro-Oeste sempre tiveram como característica a diversidade cultural das regiões do Brasil, devido à colonização e à migração dos povos. Com o tempo, cada estado foi formando a própria identidade devido às influências agregadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação