Diversão e Arte

Canais do YouTube fazem sucesso comentando seriados, filmes e games

Os canais criados para comentar e dialogar sobre filmes, games e séries se espalham pelo mundo todo e reúnem milhões de inscritos

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 01/08/2017 07:28
Guilherme Treeze tem 340 mil inscritos no canal Falatuzetrê
Se antes se falava em sociedade do espetáculo, na expressão cunhada por Guy Debord nos anos 1960, quando a mídia eram a televisão e o rádio, e o indivíduo se limitava a ter um papel passivo de observador, a internet permitiu a interação e uma atitude ativa e participante de seus espectadores. É nesse contexto que surgem os vídeos de reações e análises, febre no YouTube nos mais variados países. O espectador pode, a partir dessa interação, observar, expressar suas opiniões e dialogar com a opinião do outro. Os canais são criados para tratar de temas diversos e dialogar com nichos específicos, debatendo filmes, jogos, séries etc.

Lúcio Teles é professor e doutor em informática na educação pela Universidade de Toronto e destaca que, no contexto desses canais, existe uma informação avaliativa e interativa que passa a ser compartilhada, criando novas perspectivas de dividir experiências. ;Alguns desses vídeos chegam a ser vistos por 70 milhões de pessoas. O sucesso se deve a vários fatores: a existência recente de uma nova cultura virtual, em que os jovens são muito ativos e participantes; a recente facilidade de acesso à internet e uma crescente dependência psicológica da interatividade virtual;, afirma.

O professor lembra que esses vídeos podem ter aspectos positivos, como a promoção de temas de caráter social, motivando reações coletivas. Entre os pontos negativos está a disseminação de uma cultura que promove temas banais e a superficialidade. ;Isso vai depender do internauta que criou o canal e do tipo de interação que ele atrai. O ser humano tem esta necessidade básica de comunicação e o ;vídeo reação; facilita o preenchimento desta necessidade;, destaca Teles. Existe também uma situação de empatia que se estabelece entre o produtor de conteúdo e seus internautas.

Um dos brasileiros mais reconhecidos no ramo é o rapper Guilherme Treeze, criador do canal Falatuzetrê, que acumula mais de 340 mil inscritos. Considerado um forte influenciador digital entre os fãs de rap e hip-hop, Zetrê, como também é conhecido, acredita que os espectadores sentem como se assistissem e comentassem os vídeos na companhia de um amigo. Ele faz rap há 10 anos e acredita que o fato de ter na bagagem um extenso conhecimento musical seja um ponto forte para o reconhecimento do canal. ;Eu falo da técnica que usam para criar as músicas, estudo a cena atual, então, passo confiança para os seguidores. Acredito que o canal tenha também a função de apresentar sons novos para as pessoas;, afirma o músico.

Adepto dos vídeos de análises e também das reacts, Zetrê faz questão de filmar no instante em que escuta pela primeira vez uma música ou assiste a um novo clipe, para manter a naturalidade. O canal dialoga com os internautas em um tom bem-humorado e colabora na validação musical de lançamentos do gênero entre os fãs internautas.

No embalo
Os canais criados para comentar e dialogar sobre filmes, games e séries se espalham pelo mundo todo e reúnem milhões de inscritos
Miriam Castro, 24, é uma das youtubers que acompanha o sucesso da série Game of thrones, atualmente na 7; temporada. Ela comenta os episódios da atração no canal Mikannn, com mais de 255 mil seguidores e alterna com o espaço da sócia Carol Moreira, com mais de 403 mil inscritos no canal que leva seu nome. A parceria da dupla começou em maio de 2015 e deu tão certo que se transformou no principal emprego de Miriam, que antes trabalhava como jornalista.

;As pessoas têm muita coisa para consumir atualmente, então, buscam uma opinião que valide aquilo que elas pretendem assistir, assim não perdem tempo com algo ruim;, destaca. Em seu canal, Miriam faz questão de trabalhar com opiniões mais profundas a respeito dos temas e acredita que os vídeos podem influenciar na opinião dos espectadores.

Enquanto isso, em Chicago, nos Estados Unidos, o youtuber Sean Michael produz conteúdo inspirado na série de maneira diferente. O canal Reactions at Burlington bar mostra a reação de diversos espectadores que assistem juntos aos episódios no bar em que trabalha como barman. Depois de ler os livros, Sean já esperava que as reações a determinados episódios fossem ser divertidas e teve a ideia de filmar para compartilhar na internet. ;Eu recebi uma quantidade louca de visualizações. Acredito que hoje exista uma sensação de comunidade de quem assiste à série no bar. Os vídeos são muito orgânicos e reais, por isso fazem sucesso;, afirma o youtuber. Sean costuma fechar o bar às 2h e, a partir desse horário, começa a trabalhar nos vídeos, sincronizando os ângulos e escolhendo as melhores reações.

Os assuntos preferidos para os vídeos de reações são os filmes, séries e jogos. Dentro do universo, destaca-se também Gustavo Cunha com o canal Jujuba Atômica, ultrapassando 207 mil inscritos que assistem seus debates. Para ele, essa é uma forma de compartilhar experiências, como acontece, por exemplo, em clubes de leituras, quando os interessados se juntam para debater os assuntos e impressões acerca de uma história.

Cultura pop
A ideia é colocar informações diferentes nos vídeos e relacionar as criações atuais com aquilo que já foi feito por grandes artistas da história. ;Assim, as pessoas podem saber de onde veio tudo aquilo, quais foram as histórias que influenciaram a criação das novas. Tento também sempre indicar livros relacionados ao tema para os inscritos;, declara. Gustavo acredita que compartilhar conhecimento é algo libertador.
Os canais criados para comentar e dialogar sobre filmes, games e séries se espalham pelo mundo todo e reúnem milhões de inscritos
O canal Holandês Voador, criado por Gustavo Brasil e Jônathan Lopes, ambos com 27 anos, trabalha na temática da cultura pop, com cinema e programas de tevê. Gustavo acredita que o canal aproxima criadores do público e é uma forma de quebrar a barreira da tela e criar maior identificação com quem assiste determinada obra. ;Sabe aquela satisfação em mostrar algo bom a um amigo e ele gostar também? Acreditamos que eles sentem isso;, declara. Para ele, um vídeo de react tem que ser o mais natural possível, sem enganar o espectador.

[SAIBAMAIS]Atualmente, o canal se transformou em seu principal meio de trabalho, como acontece para muitos youtubers. Com o crescimento constante dos vídeos de reações e análises é visível a necessidade e vontade de participação do público da internet, que busca um conteúdo interativo e com possibilidade de troca de ideias e sensações. A experiência do espectador deixa de ser apenas o da inércia de quem recebe um produto e se transforma na criação de um conteúdo que gere diálogo e criação de senso de pertencimento entre os participantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação