Diversão e Arte

Após mudança de gênero, Ivana de 'A força do querer' será homem gay

Em uma conversa com a psicóloga Eva, a Ivana vai revelar que continua sentindo atração por Cláudio

Diário de Pernambuco
postado em 11/08/2017 10:08
Ivana descobre ser um homem trans gay
A personagem Ivana (Carol Duarte), da novela A força do querer, está dando o que falar após ter decido iniciar um processo de mudança de gênero. No capítulo desta quinta-feira, 10, ela descobriu ainda mais sobre sua sexualidade.
Em uma conversa com a psicóloga Eva (Ester Jablonski), Ivana irá revelar que continua sentindo atração por Cláudio (Gabriel Stauffer). Assim, a terapeuta explica que, se ela ;;completar essa travessia, será um trans homem gay;;.

;;Eu ainda não me sinto encaixada, mas já sei onde me encaixo! Só tem uma coisa que me perturba, que eu não entendo;;, desabafará a jogadora de vôlei. ;;O Cláudio! Não mudou nada também em relação ao Cláudio! Meu sentimento, eu quero dizer... Eu amo o Cláudio, sinto a mesma atração pelo Cláudio;;, completará.

;;Você está mudando de gênero, não de sexualidade. São coisas diferentes! As pessoas nascem homens ou nascem mulheres. Mas a sexualidade delas pode estar dirigida para pessoas do mesmo sexo ou para pessoas de sexo diferente. Homens e mulheres podem ser héteros ou podem ser gays;;, explicará Eva. Confusa, a personagem de Carol Duarte questiona: ;;Você está dizendo que eu sou gay?;;.

Apesar da visibilidade que a novela está dando para a causa trans, a produção recebeu criticas da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), que divulgou uma nota na última terça-feira, 08, criticando os termos utilizados pela obra de Glória Perez para definir Ivana.
;;A novela tem deixado a desejar quando a identificam como transgênero. No nosso entendimento a personagem é um homem trans, inspirada na obra do escritor e homem trans João W. Nery;;, diz o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação