Após mudança de gênero, Ivana de 'A força do querer' será homem gay

Em uma conversa com a psicóloga Eva, a Ivana vai revelar que continua sentindo atração por Cláudio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/08/2017 10:08

TV Globo/Reprodução

A personagem Ivana (Carol Duarte), da novela A força do querer, está dando o que falar após ter decido iniciar um processo de mudança de gênero. No capítulo desta quinta-feira, 10, ela descobriu ainda mais sobre sua sexualidade.
 
Em uma conversa com a psicóloga Eva (Ester Jablonski), Ivana irá revelar que continua sentindo atração por Cláudio (Gabriel Stauffer). Assim, a terapeuta explica que, se ela ''completar essa travessia, será um trans homem gay''.

''Eu ainda não me sinto encaixada, mas já sei onde me encaixo! Só tem uma coisa que me perturba, que eu não entendo'', desabafará a jogadora de vôlei. ''O Cláudio! Não mudou nada também em relação ao Cláudio! Meu sentimento, eu quero dizer... Eu amo o Cláudio, sinto a mesma atração pelo Cláudio'', completará.

''Você está mudando de gênero, não de sexualidade. São coisas diferentes! As pessoas nascem homens ou nascem mulheres. Mas a sexualidade delas pode estar dirigida para pessoas do mesmo sexo ou para pessoas de sexo diferente. Homens e mulheres podem ser héteros ou podem ser gays'', explicará Eva. Confusa, a personagem de Carol Duarte questiona: ''Você está dizendo que eu sou gay?''.

Apesar da visibilidade que a novela está dando para a causa trans, a produção recebeu criticas da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), que divulgou uma nota na última terça-feira, 08, criticando os termos utilizados pela obra de Glória Perez para definir Ivana.
 
''A novela tem deixado a desejar quando a identificam como transgênero. No nosso entendimento a personagem é um homem trans, inspirada na obra do escritor e homem trans João W. Nery'', diz o texto.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.