Diversão e Arte

Diretor espanhol Basilio Martín Patino morre aos 86 anos

Diretor espanhol Basilio Martín Patino, autor de um cinema intimista censurado durante a ditadura franquista, faleceu neste domingo (13/8), em Madri

Agência France-Presse
postado em 13/08/2017 12:17
[VIDEO1]
O diretor espanhol Basilio Martín Patino, autor de um cinema intimista censurado durante a ditadura franquista, faleceu neste domingo (13/8), em Madri, aos 86 anos, informou a Academia espanhola de Cinema.

Diretor, produtor e roteirista, Martín Patino foi uma referência do chamado "Novo Cinema Espanhol", com filmes e documentários como "Del amor y otras soledades", "Los paraísos perdidos" e "Octavia".
[SAIBAMAIS]

"Falece Basilio Martín Patino, diretor de filmes como ;Canciones para después de una guerra;, ou ;Nueve cartas a Berta;", tuitou a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.

Nascido em Salamanca em 1930, Martín Patino estreou em 1965 com "Nueve cartas a Berta", produção ganhadora da Concha de Prata no Festival de San Sebastián.

Depois que vários de seus filmes críticos foram censurados pela ditadura de Francisco Franco (1939-1975), filmou clandestinamente "Queridísimos verdugos" e "Caudillo".

Seu último longa de ficção foi "Octavia", apresentado em 2002 no Festival de San Sebastián.

Martín Patino recebeu em 2005 a Medalha de Ouro da Academia espanhola de Cinema por uma obra "silenciosa, mas coerente, de um cineasta que permanece recluso na privacidade de seu trabalho".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação