Diversão e Arte

Cena em que Ivana revela ser transgênero é marcada pela emoção

Com a reação negativa da família, a personagem desabafou sobre sua condição e representou pessoas LGBT que já passaram por situações similares

Diário de Pernambuco
postado em 30/08/2017 09:39
No capítulo, Ivana cortou os cabelos em ato de liberdade
O capítulo da novela A força do querer desta terça-feira (29) foi marcado pela emocionante cena em que a personagem Ivana (Carol Duarte) revelou para a família a sua condição de homem transgênero, dando mais um passo para tornar-se "Ivan". "Como é que você pode pensar fazer uma coisa dessa?", retrucou seu pai, Eugênio (Dan Stulbach). Com a reação negativa dos parentes, ainda atônitos com a revelação, a jovem emocionou-se ao desabafar sobre sua realidade, representando milhares de pessoas LGBTQ que já passaram por situações similares no Brasil.

Chocada pelas declarações, Joyce (Maria Fernanda Cândido) questionou se a filha estaria doente. "Eu não vou permitir que ela se mutile dessa forma", disse. Após a discussão, Ivana entrou em seu quarto e olhou-se no espelho, revelando faixas usadas para esconder os seios. Em um momento de liberdade, ela cortou suas longas madeixas. ;Não faz isso comigo, filha! Não faz isso comigo!”, implorou Joyce, ao encontrar Ivana. "Olha mãe, sou eu, mãe! Sou eu de verdade", retrucou Ivana, exibindo sua verdadeira identidade.

Ao retratar esta temática, a autora da trama, Gloria Perez, abordou de forma tocante e didática uma situação recorrente e alarmante no Brasil, nação que mais mata trans no mundo. A pesquisa foi feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a instituição em defesa da população LGBTQ mais antiga do país. O ano de 2016 marcou o maior número desde o começo do levantamento, com 347 mortes ligadas ao preconceito contra a diversidade sexual. Nas redes sociais, internautas vibraram com a atração da Rede Globo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação