Diversão e Arte

No dia do aniversário de Beyoncé, confira oito fatos sobre a cantora

Também chamada de Queen B, a artista, que completa 36 anos, é sucesso internacional

postado em 04/09/2017 13:40
Beyoncé encarnou uma deusa grávida no Grammy
Esta é uma segunda feliz para a cantora Beyoncé, afinal, neste 4 de setembro, Queen B completa 36 anos de vida (e sucesso). Considerada a rainha do pop -- e dona do mundo (no ponto de vista dos fãs) --, Beyoncé carrega na carreira de quase 30 anos a luta pela representação negra e pelo empoderamento feminino. Além das músicas de sucesso mundial, a cantora é uma referência de beleza e padrões estéticos. Para comemorar o aniversário de Beyoncé, o Correio separou oito informações que você deveria saber sobre a cantora.

Beyoncé começou a carreira em um grupo

O Destiny;s Child tornou a cantora conhecida em 1997 como uma das integrantes do grupo fromado com Kelly Rowland e Michelle Williams. Criado no início da década de 1990, a girlband se chamava Girl;s Tyme e teve algumas formações antes de estourar ser responsável pelos hits Say my name e Bills, bills, bills.

O começo da carreira solo

Work it out foi gravada para a trilha sonora do filme Austin Powers em O homem do membro de ouro (2002) e lançada como primeiro single da cantora. Mas antes disso, em 1999, ela gravou um dueto com Marc Nelson na música After all is said and done, que foi efetivamente o primeiro trabalho solo.
[VIDEO1]

Sucesso musical

Nos quase 30 anos de carreira, Beyoncé gravou 10 álbuns, entre EPs, CDs e edições especiais. Em 2003, ela começou a fase solo com Dangerously in love, que tinha o hit Crazy in love; e já em 2004 lançou o CD e DVD Live at Wembley, que tinha algumas músicas do disco anterior. Com hits emplacados em todos os trabalhos, podemos destacar I am...Sasha Fierce (2008), Beyonce: I am... World tour (2010) e os dois últimos trabalhos: o autointitulado Beyoncé, que ganhou uma versão Planitum em 2014, e o último sucesso Lemonade (2016), que levantou discussões com o clipe Formation. Mas ela não para e está com planos para novos trabalhos.
O casal divide os palcos e a vida a dois

Casamento

Beyoncé é casada com o rapper Jay-Z desde abril de 2008, mas os dois estão juntos desde a virada do século. E tudo começou com a mãe de Bey, que incentivou a filha a sair com o rapper, mesmo que ela não estivesse muito interessada. A história do casal também é marcada por infidelidades da parte de Jay-Z, que teve o último álbum apontado como um pedido de desculpas à cantora. Além da parceria matrimonial, os dois já dividiram algumas parcerias musicais, como Crazy in love.

Ela é criativa para nomes

Quando Queen B anunciou que estava grávida de gêmeos, em fevereiro de 2017, uma pergunta pairou sobre as cabeças dos fãs: quais serão os nomes agora? Na época do anúncio a cantora já era mãe de Blue Ivy Carter, de 5 anos, ou "Hera Azul", em tradução literal. Os príncipes do pop se chamam Rumi e Sir Carter, referências ao poeta afegão Jalauddin Rumi, segundo um post feito pela avó Tina Knowles. Rumi é uma homenagem ao nome, enquanto Sir aparece em um dos poemas escritos por ele.
A cantora inspirou os brasileiros de diferentes formas

Homenagem à brasileira

Já sabemos que o melhor do Brasil é o brasileiro, e ele não podia ficar fora do importante momento que foi o anúncio da gravidez de Beyoncé. A cantora fez um ensaio (provavelmente o mais comentado do ano) fotográfico marcado por flores e um véu para anunciar a espera dos gêmeos e essa foi uma das fantasias mais criativas do carnaval 2017. Com véus na cabeça, sutiãs marrons e flores, os foliões foram às ruas mostrar que a cantora é uma inspiração para os momentos de alegria.

Outra homenagem foi feita pelo ator Ícaro Silva. Ele encarnou a diva pop no quadro Show dos famosos, do Domingão do Faustão, e dividiu opiniões com a performance de Crazy in love. A cantora também é imagem frequente nos memes brasileiros.

Dona do mundo

Na edição deste ano do Grammy, Beyoncé conquistou a marca de 22 prêmios vencidos. Em segundo lugar no ranking de mulheres mais premiadas - atrás de Alison Krauss, com 27 -, ela foi premiada com melhor videoclipe e melhor álbum urbano contemporâneo. Bey era apontada como provável vencedora de melhor álbum com Lemonade, mas o prêmio ficou para Adele, que disse não poder aceitar o prêmio e quebrou o troféu para dividir com Queen B.

"A artista da minha vida é Beyoncé, e o álbum Lemonade é tão monumental (...) e tão bem pensado e tão bonito e tão revelador, que todos nós vimos um lado seu que nem sempre você nos deixa ver, e nós agradecemos por isto. E todos nós, artistas, amamos você. Você é a nossa luz."
Beyoncé é uma figura de empoderamento negro feminino

Who run the world?

Como negra e mulher nos Estados Unidos, Beyoncé levanta questões feministas e raciais em músicas e discursos que mostram empoderamento. Exemplo disso é o clipe Formation, que traz vários elementos da cultura negra e mostra mulheres negras em posição de poder.

Y;all haters corny with that Illuminati mess
Paparazzi, catch my fly, and my cocky fresh
I;m so reckless
When I rock my Givenchy dress (stylin;)
I;m so possessive so I rock his Roc necklaces
My daddy Alabama, Momma Louisiana
You mix that negro with that Creole
Make a Texas bama
I like my baby heir with baby hair
And afros
I like my negro nose with Jackson Five nostrils
Earned all this money
But they never take the country out me
I got a hot sauce in my bag, swag

I see it, I want it
I stunt, yellow-bone it
I dream it, I work hard
I grind ;til I own it
I twirl on them haters, albino alligators
As teorias se baseiam em símbolos que a cantora costuma reproduzir

Teoria da conspiração

Existem diversas especulações de que Beyoncé seja uma Illuminati. A sociedade secreta data da Alemanha de 1776, mas funcionaria com uma versão mais nova recriada na década de 1960 após o "verão do amor". Segundo algumas teorias, Beyoncé e o marido Jay-Z costumam reproduzir símbolos Illuminati em shows. Existem análises também sobre a quantidade de filhos do casal, que também é um número significativo para a sociedade, e quanto a foto em que anuncia a gravidez, que dizem formar uma pirâmide que também faz parte da simbologia do culto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação