Diversão e Arte

Sucesso da música pop, Pet Shop Boys se apresenta neste domingo no NET Live

A dupla tem mais de 30 anos de carreira e vendeu mais de 100 milhões de discos

Alexandre de Paula
postado em 17/09/2017 07:00
Dupla Pet Shop Boys faz turnê pelo Brasil com sucessos antigos e disco novo

Foi em uma loja de discos na King;s road, em Londres, que Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe se encontraram pela primeira vez. O ano era 1981 e bastou uma conversa sobre os gostos musicais para que eles percebessem a afinidade, se tornassem amigos e criassem uma das mais importantes duplas da música pop e eletrônica do mundo: o Pet Shop Boys.

Mais de 30 anos e de 100 milhões de discos vendidos depois, eles permanecem juntos nos palcos e viajando mundo afora com o som que ajudou a moldar o pop eletrônico das décadas de 1980 e 1990. Hoje, o público de Brasília tem a oportunidade de ver e ouvir de perto uma apresentação de Neil e Cristopher.

O Pet Shop Boys se apresenta neste domingo (17) no NET Live Brasília a partir das 21h (os portões estarão abertos às 19h) com um show que mistura música e uma experiência visual, assinada pelo designer Es Devlin e pelo coreógrafo Lynne Page, repleta de efeitos visuais.

Na cidade, a dupla apresenta canções do álbum mais recente, Super. O disco foi lançado em 2016. Super deu sequência ao sucesso dos elogiados Elysium (2012) e Electric (2013) e aposta em canções com melodias fáceis e pops, como em toda a trajetória da banda.

Twenty-something, Groovy e The pop kids são exemplos de faixas de Super com pegada de hits. Para os fãs mais antigos, o disco traz exatamente as características e os timbres que fizeram a banda se tornar um sucesso no universo do pop eletrônico.

Sucessos do passado

O show na capital, no entanto, trará mais do que o repertório do álbum. Os principais sucessos da dupla também fazem parte do setlist preparado para a apresentação. Entre os maiores hits do Pet Shop Boys estão West end girls, Domino dancing, It;s a sin e as versões Always on my mind e Go west.
A turnê do álbum Super passou, desde 2016, por diversos países. Além do próprio Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos fizeram parte do roteiro da dupla.

No Brasil, inclui, além de Brasília, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A dupla se apresentou no país em diversas ocasiões. A primeira vez foi em 1994, quando tocaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a turnê Discovery.

Eles se apresentaram em Brasília pela primeira vez em 2009 com a turnê Pandemonium, que divulgava o álbum Yes. O show ocorreu no Marina Hall, que depois se transformou no próprio NET Live, e recebeu cerca de 4 mil pessoas.

Ritmo brasileiro

A música brasileira também influenciou o som do Pet Shop Boys. Depois da primeira visita ao país, em 1994, eles incorporaram elementos e ritmos tupiniquins em algumas das canções da dupla.

Principalmente, o álbum Bilingual, de 1996, mostra abertamente essas referências. No disco, eles utilizaram trechos da obra de Astrud Gilberto. Sons de percussão inspirados no Olodum também aparecem.

As influências são exploradas de maneira mais explícita, sobretudo na canção Se a vida é. No refrão, a dupla canta: ;Se a vida é I love you. Come outside and feel the morning sun; (Se a vida é eu te amo. Venha para fora e sinta o sol da manhã, em tradução livre).

Ascensão

O Pet Shop Boys foi um dos mais importantes grupos da música pop nos anos 1980. São responsáveis por inserir elementos eletrônicos ao universo do pop e se transformaram logo em um sucesso estrondoso. Além de lotar shows mundo afora, a dupla vendeu cerca de 100 milhões de discos.
No começo, o nome da dupla era West end, parte do título do primeiro single do grupo. Depois, o nome foi alterado porque alguns dos amigos de Christopher Sean Lowe trabalhavam, de fato, em um Pet Shop.

O primeiro single da dupla, West end girls, foi lançado em 1985. O sucesso imediato da canção rendeu um contrato com a gravadora EMI. Ainda no mesmo ano, eles lançaram o disco de estreia Please. O álbum chegou ao top 10 da Billboard e alcançou a sétima colocação.


Pet Shop Boys
NET Live Brasília (SHTN, Trecho 2, Conjunto 5, Lote A - Asa Norte, Brasília ; DF). Neste domingo, às 21h (abertura dos portões às 19h). Ingressos de R$ 190 a 270. Valores referentes a meia-entrada e sujeitos a alterações. Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação