Diversão e Arte

Em novo disco solo após 11 anos, Fergie segue passos das divas do pop

Apesar de conter faixas interessantes, o álbum visual Double Dutchess não supera seu marcante antecessor

Emannuel Bento - Diario de Pernambuco
postado em 23/09/2017 20:31
Fergie volta apostando em um álbum visual
Depois de se apresentar com Pabllo Vittar durante a primeira semana do Rock in Rio 2017, a cantora norte-americana Fergie lançou, nesta sexta-feira (22/9), seu novo álbum de inéditas, Double dutchess (Duquesa dupla, em tradução livre). Além das já conhecidas L.A.LOVE (la la), M.I.L.F $, Life goes on, Hungry e You already know, a ex-integrante do Black Eyed Peas traz outras oito canções inéditas e aposta em um repertório que mescla pop e hip hop, além de investir na experiência visual - quem comprar o disco físico ou digital receberá um filme de quase uma hora com videoclipes.

A faixa de abertura, Hungry, apresenta um hip hop pretensioso, com colaboração do rapper Rick Ross. O instrumental da canção é marcado por combinar um mantra místico com batidas futuristas. Na letra, Fergie diz que está de volta para jogo: ;Tenho fome / Ambiciosa / Ainda estou faminta;. Em seguida, ela mostra o que aprendeu nos 15 anos que passou com will.i.am em Like it ain;t nuttin;, que mostra seu ;lado Black Eyed Peas;, resgatando um instrumental divertido e similar aos hip hops dos anos 1990. Com Nick Minaj, ela canta a radiofônica You already know.

O lado mais pop da cantora aparece na segunda parte do álbum, com destaque para a suave Enchanté (Carine), com a colaboração inusitada de seu filho, Axl Jack, de 4 anos. A canção oscila entre o eurodance e o eletrônico alternativo, semelhante a artistas como Crystal Castles pelos vocais distorcidos. Seu clipe é protagonizado pela modelo Kendall Jenner - uma socialites do reality show . Outra faixa pop interessante é Tension, que pode agradar fãs de divas como Britney Spears. Apesar de animadas, M.I.L.F $ e L.A.LOVE (la la), soam repetitivas e fracas para o retorno da ;duquesa;. Entre as mais lentas, Just like you e Love is pain merecem atenção. Esta última possui um solo de guitarra no final.

Como sugere o título, Double dutchess é uma espécie de continuação do The dutchess (A duquesa), primeiro álbum solo da artista, lançado há 11 anos e responsável por hits como Fergalicious e Big girls don;t cry, até hoje lembrados pelo público. O novo trabalho, assim como o anterior, tem reggae (Love is blind), musicas românticas e ritmos black. Por causa da semelhança, torna-se difícil não estabelecer comparativos entre os dois discos.

Apesar de conter faixas interessantes, o álbum visual Double Dutchess não supera seu marcante antecessorApesar de conter momentos interessantes e atualizar Fergie no atual contexto da indústria fonográfica, Double dutchess se esforça, mas não alcança seu marcante antecessor. Após tanto tempo de espera, o ambicioso projeto absorveu expectativas que não conseguiu superar. Além disso, certa desorganização em sua promoção acabou distanciando Fergie dos olhos do grande público. É louvável, porém, sua iniciativa audiovisual.

Longo tempo de espera

O lançamento, que está sendo adiado desde 2014, surge como um presente para os fãs e uma realização pessoal para a artista. ;Com o Black Eyed Peas eu fiz quatro álbuns, mas lá eu não podia depositar minhas emoções. Meu álbum solo serve pra isso;, revelou em entrevista para a rádio estadunidense 104,3 MYfm. Após desentendimentos com a Interscorpe Records pelo baixo desempenho comercial do primeiro single do disco, L.A.LOVE (la la), Fergie assinou com a BGM e criou um selo próprio, o Dutchess Music.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação