Diversão e Arte

Kazuo Ishiguro vence o Nobel de Literatura

Ishiguro, 62 anos, 'revelou em romances de grande força emocional o abismo sob nosso senso ilusório de conexão com o mundo', afirmou a secretária da Academia Sueca, Sara Danius

Agência France-Presse
postado em 05/10/2017 08:09
[FOTO1031201]

Estocolmo, Suécia - O autor britânico de origem japonesa Kazuo Ishiguro, conhecido por romances como Não me abandone jamais e Os Vestígios do Dia, foi anunciado nesta quinta-feira (5/10) como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

Ishiguro, 62 anos, "revelou em romances de grande força emocional o abismo sob nosso senso ilusório de conexão com o mundo", afirmou a secretária da Academia Sueca, Sara Danius, durante o anúncio em Estocolmo.

Seu livro Os vestígios do dia (1989), adaptado para o cinema em 1993 pelo diretor James Ivory e protagonizado por Anthony Hopkins e Emma Thompson, venceu o prestigioso Man Booker Prize inglês. "Se combinarmos Jane Austen e Kafka temos Kazuo Ishiguro", disse Sara Danius.

[VIDEO1]

Depois do prêmio para Bob Dylan no ano passado, que gerou entusiasmo e decepção em partes iguais, o anúncio do vencedor deste ano era muito aguardado por parte da crítica, que não aceitou a atribuição do Nobel ao músico americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação