Diversão e Arte

Paolo Fresu e Daniele Di Bonaventura fazem show no Clube do Choro

Dupla italiana terá como convidado o brasileiro Jacques Morelenbaum

Matheus Dantas*
postado em 10/10/2017 06:58

Jacques Morelenbaum (foto) se junta a Paolo Fresu e Daniele Di Bonaventura

O Brasil é um país que possui uma forte ligação com a Itália em diversos aspectos culturais, e uma delas é a música. Para comprovar a boa sintonia entre os estilos musicais, o Clube do Choro realiza, hoje, um encontro entre os musicistas italianos Paolo Fresu e Daniele Di Bonaventura com o brasileiro Jacques Morelenbaum.

O encontro do duo jazzista com o instrumentista brasileiro faz parte do projeto de comemoração dos 40 anos do Clube do Choro. Paolo Fresu é trompetista reconhecido no mundo todo. Nos últimos 30 anos, tocou com os nomes mais relevantes da música afro-americana e do jazz. Sua carreira conta com mais de 350 discos ; mais de 80 de autoria própria. Fresu, compõe música para teatro, poema, dança, rádio, televisão e cinema.

Daniele Di Bonaventura tem formação em música clássica, é compositor, arranjador e pianista. O músico tem um forte gosto pela improvisação, o que o levou a ter um repertório bastante abrangente, que vai da música clássica ao jazz, passando pelo tango e world music. Com participações no mundo do teatro, do cinema e da dança, há anos, toca nos principais festivais de música italianos e internacionais.

Juntos, Paolo Fresu e Daniele Di Bonaventura já protagonizaram apresentações e projetos de sucesso por onde passaram. O projeto Místico Mediterrâneo é o mais conhecido da dupla, considerado um concerto de grande efeito que vive de poesia intimista e das pequenas coisas capazes de narrar as cores do universo musical contemporâneo.

Jacques Morelenbaum é violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor. O instrumentista reconhecido mundo afora, já colaborou com os principais nomes da música brasileira e mundial, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Dulce Pontes, David Birne, Cesária Évora, entre muitos outros. Jacques compôs várias músicas para o cinema, entre elas a trilha sonora para o filme Central do Brasil, recebendo o Prêmio Sharp, na categoria melhor trilha sonora para o cinema.

Em entrevista ao Correio, Paolo Fresu disse estar com boas expectativas para o encontro do trio, devido ao que Jacques Morelenbaum representa para a música. ;Tocar ao lado de Jacques Morelenbaum será muito gratificante, principalmente pela importância que ele tem para a arte brasileira. Suas contribuições para o cenário musical são bem valiosas;, enaltece Fresu. O trompetista ainda contou sobre como será a junção dos três instrumentos (trompete, bandoneón e violino) durante o concerto. ;Os sons se misturam de uma forma bem suave, nosso arranjo está perfeito. Será um belo espetáculo, que proporcionará ótimas experiências ao público;, conta Paolo.

SERVIÇO
Clube do choro ; 40 anos
Hoje, às 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental). Paolo Fresu e Daniele Di Bonaventura convidam Jacques Morelenbaum . Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.


*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação