Diversão e Arte

Lucina lança o disco "Canto de árvore" hoje, no Clube do Choro

Novo disco de Lucina tem profunda ligação com a natureza, tema do qual sempre tratou

Irlam Rocha Lima
postado em 18/10/2017 07:30
Lucina lança o CD Canto de árvore no CCBB
Lúcia Helena Carvalho Silva, a cantora e compositora Lucina, construiu, ao longo de 50 anos, uma rica obra musical, paralelamente à incomum história de vida. Autora de mais de mil composições, lançou 14 discos, sendo sete solo e sete com a antiga parceira Luhli. O trabalho mais recente é o CD Canto de árvore, elogiado pela crítica, que vai ser lançado hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro.

Na visão poética da artista mato-grossense, que sempre teve uma forte ligação com a natureza, Canto de árvore, simbolicamente, é um tronco de vários galhos, flores e frutos. ;A árvore sou eu; e o que dá unidade ao CD é o fato de a música ser minha, sobre poéticas diversas, de vários lugares e de várias paisagens.;. Faz sentido. Nesse projeto, de estilos variados, ela se juntou a parceiros de diferentes regiões do país.

Ela conta que o disco foi gravado em 20 dias, no começo deste ano. ;O trabalho maior foi pinçar de um baú que guarda uma infinidade de composições, as 11 músicas que vieram a fazer parte do repertório.; Tive como critério cantar o que gostaria de dizer aqui, agora;.




;A árvore sou eu; e o que dá unidade ao CD é o fato de a música ser minha sobre poéticas diversas, de vários lugares e de várias paisagens;
Lucina, ao explicar o CD Canto de árvore



Lucina se refere, por exemplo, a Canto de árvore, dela e do poeta paulista Arruda; Amantes de um novo mundo, feita com Paulinho Mendonça, parceiro de João Ricardo, em Sangue latino (clássico do Secos & Molhados); Dádiva dividida, dela e de Joãozinho Gomes; Rio de chão, que tem letra de Inês Blanchart; e Alma de cantadeira, composta a partir de um poema de Paulo Bastos. Ela cita também Aí no coração, ;minha e de meu querido parceiro baiano-brasiliense Aloísio Brandão, com que tenho algo em torno de 30 canções.;

Todas essas músicas, outras do novo CD e algumas selecionadas de discos anteriores, vão estar no roteiro do show, no qual Lucina tem a companhia de dois músicos da cidade, o violonista Luis Duarte e o baixista Doni Alcântara. ;Aloísio, a filha dele e cantora Clara Telles e o doce poeta Vicente Sá são meus convidados em participações especiais. São artistas que me dão carinhosa acolhida sempre que venho a Brasília;.

Outra presença nesse trabalho é a de Luhli, autora de Sobre nós.;É uma canção que fala de nossa vida. Fomos parceiras musicais por 25 anos, e 18 de vida em comum. Nos separamos, mas prevaleceu a amizade. E não poderia ser de outra forma, pois formamos uma família, ao lado do saudoso Luiz Fernando (Fonseca);, lembra.

Entre os anos 1970 e 1990, morando numa pequena comidade rural chamada Tribo, próximo a Mangaratiba (RJ), as cantoras e o fotógrafo viveram o sonho do amor livre, em um casamento a três. ;Com ele, numa relação de liberdade, sem nenhum tipo de preconceito, cada uma de nós tivemos dois filhos;, conta. Em 2016 foi lançado o documentário Yorimatã, dirigido por Rafael Saar, que retrata a vida das duas artistas e sua original trajetória.


Lucina
Show da cantora e compositora, acompanhada por Luis Duarte (violão) e Doni Alcântara (baixo), com a participação do cantor e compositor Aloísio Brandão, da cantora Clara Telles e do poeta Vicente Sá, hoje, às 21h. A direção cênica é de Maris Avellar e o desenho de luz de Patrícia Ferraz. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação