Diversão e Arte

Mostra traz ao Cine Brasília a diversidade do cinema espanhol

Com filmes contemporâneos, mostra de cinema espanhol tem início nesta quarta

Ricardo Daehn
postado em 18/10/2017 07:30
Felices 140: filme da diretora Gracia Querejeta dá a partida em mostra no Cine Brasília
Dois anos de produção em cinema e uma programação de filmes que compacta títulos deste período: o resultado está na Mostra Cinema Atual Espanhol, a partir desta quarta (18/10), no Cine Brasília (EQS 106/ 107). Por cinco dias, e com entrada franca, filmes recentes foram selecionados para a composição do evento com participações da Embaixada da Espanha e do Instituto Cervantes. Entre os longas, produções que reúnem talentos elencados para fitas de Pedro Almodóvar (caso dos atores Blanca Suárez, de Os amantes passageiros, e de Antonio de la Torre, de Volver) e do roteirista Jorge Guerricaechevarría (coautor de Carne trêmula, de 1997).

Mas, a Mostra Cinema Atual Espanhol suplanta a figura de Almodóvar, dando relevância a cineastas como Gracia Querejeta, que assina a comédia Felices 140, estrelada por Maribel Verdú (de E sua mãe também). Selecionada para a competitiva de Punta del Este (Uruguai), a fita, que abre a mostra em Brasília (nesta quarta, às 19h), tem ação centrada numa casa de campo. Uma reunião, convocada pela aniversariante Elia, trará desavenças entre amigos e familiares, uma vez que ela revela ser a ganhadora de US$ 140 milhões (saídos de loteria). Todos lutarão pelo seu quinhão. No enredo, destaque para Nora Navas, atriz do sucesso O cidadão ilustre.

Outro filme integrante da mostra, Noite de verão em Barcelona (2013) também aposta em trama distribuída por vários núcleos. Assinado pelo jovem Dani de la Orden, o filme de romance foi indicado ao importante prêmio Gaudí, como melhor produção catalã, além de ter obtido o troféu pela melhor música original (criação de Joan Dausà, também ator do longa).

Programado para quinta (19/10, às 19h), no Cine Brasília, Noite de verão em Barcelona mostra seis enredos de amor ocorridos na noite de 18 de agosto de 2013 (quando da passagem do cometa Rose, pelos céus de Barcelona). Em um jantar, despontam paixões planejadas, amores por impulso e o filme ainda trata de relações a serem assumidas, como no caso da dos jogadores de futebol Mar (Luis Fernández) e Jordi (Àlex Monner), que se veem oprimidos pelos sentimentos.

Noutra proposta, menos densa, o renomado diretor Álex de la Iglesia aposta as fichas em A minha grande noite, comédia com Raphael (na mais recente participação em cinema do cantor que tem mais de 30 álbuns gravados) e roteiro coassinado por Jorge Guerricaechevarría (do blockbuster espanhol Cela 211). Atração de quinta (19/10, às 20h50), o filme cerca os bastidores da gravação de um programa televisivo especial de ano novo.

Toda a ação de A minha grande noite transcorre, em pleno outubro, quando figurantes são confinados com a finalidade de transmitirem felicidade no programa que pode salvar uma rede de tevê da bancarrota. Pepón Nieto interpreta o desempregado José, arregimentado como figurante. Ele se encontrará em meio à declarada disputa entre o astro Alphonso (Raphael) e o aspirante a amante latino Adanne (Mario Casas, melhor ator coadjuvante, nos prêmios Feroz, e visto ainda em Os 33).

Cineastas

Outro programa duplo está previsto para sexta-feira, com os filmes Nem tudo é vigília (atração das 19h) e Truman (título do realizador barcelonense Cesc Gay, com sessão às 20h50). O primeiro é um documentário assinado por Hermes Paralluelo, e selecionado para os festivais de San Sebástian (Espanha) e de Mar del Plata (Argentina). A presença da morte e o sentimento iminente de separação assombra um casal de idosos que vive na cidade de Teruel. Menos independentes e fracos, ambos têm medo da possibilidade de uma mudança para um lar de idosos, e a possível solidão.

Finalmente, Truman, uma coprodução de Daniel Burman (O abraço partido), afirma o talento do diretor Cesc Gay e do roteirista Tomàs Aragay, dupla habitual, desde 1998. Com os mesmos atores de O que os homens falam, Ricardo Darín e Javier Cámara, Truman crava o tema em amizade. Para além do cão bulmastife (o Truman do título), o ator Julián (Darín) conta com a inesperada presença de Tomás (Javier Cámara) para contornar uma situação gravíssima. Os atores Oriol Pla e Dolores Fonzi completam o elenco da fita que trata de afetividade masculina e de um protagonista posto à prova extrema, em situação de fragilidade absoluta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação