Diversão e Arte

Cantor Fred Martins se apresenta nesta segunda no Clube do Choro

Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto, Maria Rira e MPB4 são alguns dos nomes de destaque da MPB que já gravaram músicas do compositor

Irlam Rocha Lima
postado em 23/10/2017 07:00
Fred Martins está radicado na Europa há seis anos: recital de voz e violão

Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto, Maria Rira e MPB4 são alguns dos nomes de destaque da MPB que já gravaram músicas de Fred Martins. O cantor e compositor fluminense, radicado na Europa há seis anos, retornou recentemente ao Brasil para lançar o DVD A música é o meu país, gravado no Teatro da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

De volta a Brasília, onde tem familiares, ele faz um show neste segunda (23), às 21h, no Espaço Cultural do Choro, que tem por base esse trabalho. ;Aqui na capital vai ser um quase recital de voz e violão, com a participação do cantor Leonel Laterza, do músico e compositor Assis Medeiros e do pianista português João Lucas.

"No repertório, predominam canções do A música é meu país, esse meu novo projeto, em parceria com o Canal Brasil. Mas vou tocar também composições registradas em CDs e no DVD anteriores;, anuncia Fred.

O artista niteroiense passou a ser mais notado em 2001, quando lançou Janelas, o disco de estreia.

Depois, vieram Raro e comum (2005), Tempo afora (2008) e Acrobata (2011), em parceria com o espanhol Ugia Pedreira. ;Desde 2011, vivo na Europa, entre Portugal e Espanha, e foi lá que lancei o CD Para além do muro do meu quintal;, conta.

Festivais

Na Europa, Fred tem feito muitos shows e participado de festivais. Ele destaca, entre outros, Músicas Portuárias e Cantos de maré (Espanha), Músicas do mundo e Dias de música (Portugal), e ainda o Jawhara Festival, em Marrocos, na África. ;Outro importante evento do gênero do qual tomei parte foi o Lula World Festival, no Canadá;, diz.

Fred cita outro projeto que considera importante, que contou com sua participação: o espetáculo Utopia, inspirado na obra de Oscar Nemeyer, apresentado pela Companhia Flamenco de Maria Pagés. ;Vou ficar mais em tempo no Brasil, pois estou em fase de produção de um novo CD, que vai se chamar Babreza geral e, e que, de alguma forma, reflete o complicado momento que vive a democracia no Brasil e na Europa. As gravações serão em novembro no Rio de Janeiro.;

Cantando o Brasil
O DVD A música é meu país foi gravado entre 2015 e 2016 no teatro da Universidade Federal Fluminense, mas há registros feitos também em Santiago de Compostela (Espanha) e Lisboa. Fred Martins teve em sua companhia músicos com quem trabalhou no Brasil, como Marcelo Martins (sax e flauta), Jessé Dadoc (trompete), Vitor Bertrame (bateria), Alex Rocha (contrabaixo) e Alex Rocha (contrabaixo).
;Tive a felicidade de contar nesse DVD com a participação de grandes artistas que haviam gravado composições minhas. Fiz duo com Ney Matogrosso em Tempo afora e De novo; Zélia Duncan (Flores e Avesso), Renato Braz (Depressa e A vida passa por um fio), Lóvia Nestrovski e Fred Ferreira (Fora de hora e Águas passadas)." Música é meu país traz ainda canções como Guanabara, O sol é grande, Novamente, Poema velho, Terra sem fim e Zona Sul, que Fred interpreta em solos.
SERVIÇO
Show do cantor, compositor e violonista nesta segunda (23), às 21h, pelo projeto Clube do Choro ; 40 Anos. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação